Vote na senadora Ana Amélia no prêmio Congresso em Foco

07/09/2015 - Geral


Parlamentar gaúcha já esteve entre os dez melhores senadores nas últimas três edições

Vote na senadora Ana Amélia no prêmio Congresso em Foco

Está aberta até o dia 20 de setembro a votação dos internautas no prêmio Congresso em Foco 2015. Essa é a nona edição da iniciativa que tem como objetivo reconhecer os deputados e senadores que se destacam positivamente no Congresso Nacional. Para votar na senadora Ana Amélia (PP-RS), basta acessar o site www.premiocongressoemfoco.com.br, fazer o cadastro e votar na parlamentar gaúcha

Segundo as informações do site, como tem sido feito nos últimos anos, não são elegíveis parlamentares com ações penais ou inquéritos em andamento no Supremo Tribunal Federal (STF). Além da escolha dos internautas, haverá uma escolha feita por jornalistas que cobrem o dia a dia do Congresso Nacional. Toda a votação pela web é monitorada pela Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF).

A senadora Ana Amélia já foi eleita entre os dez melhores senadores nas últimas três edições do prêmio, em 2011, 2012, e 2013 – no ano passado a premiação não ocorreu em função das eleições. Além disso, esteve entre os cinco melhores parlamentares em outras categorias do prêmio: defensora dos municípios, em 2011; defensora dos servidores públicos e dos aposentados e defesa do consumidor, em 2012; e entre os parlamentares que mais atuam em defesa da educação, em 2013.

As categorias

Em 2015, os congressistas disputam duas categorias gerais, “Melhores Senadores do Ano” e “Melhores Deputados do Ano”, que distinguirão os parlamentares que foram avaliados pelo público participante da votação pela internet como os de melhor desempenho desde o início da atual legislatura, iniciada em fevereiro de 2015. Os dez senadores e os 20 deputados mais votados serão premiados, em cerimônia que será realizada no dia 8 de outubro, em Brasília.

Além das duas categorias especiais citadas antes, que premiarão os deputados e senadores mais bem avaliados pelos jornalistas, haverá uma distinção específica para os congressistas com menos de 45 anos de idade (“Parlamentares de Futuro”) e outras quatro categorias de premiação por áreas temáticas. Elas homenagearão os parlamentares que a sociedade julgar mais comprometidos com a defesa de “Cidadania e Justiça Social”, o “Combate à Corrupção e ao Crime Organizado”, a “Defesa da Agropecuária” e a “Profissionalização da Gestão Pública”.

Valorizar bons exemplos

Um dos principais objetivos do prêmio é realçar o trabalho dos deputados federais e senadores que se destacam positivamente no exercício do mandato. A premiação também procura valorizar os bons exemplos, de modo a incentivar os parlamentares federais a desempenharem o papel que deles se espera, e, ao mesmo tempo, sinalizar ao eleitorado que melhorar a qualidade da nossa representação política é possível. A votação na internet também estimula população, geralmente cética em relação ao Congresso, a analisar o desempenho individual dos representantes eleitos.

O Prêmio Congresso em Foco 2015 é patrocinado pela Ambev e pela Associação Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil (Anabb). Conta com o apoio da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), o Sindicato Nacional dos Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical), a Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF), a Associação Nacional dos Defensores Públicos Federais (Anadef), o Sindicato Nacional dos Procuradores da Fazenda Nacional (Sinprofaz), a Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Anfip) e com as quatro entidades que integram o Ciclo de Gestão do Poder Executivo Federal: a Associação Nacional dos Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (Anesp), a Associação dos Analistas de Comércio Exterior (AACE), a Associação Nacional dos Servidores da Carreira de Planejamento e Orçamento (Assecor) e a Associação dos Servidores do Ipea (Afipea).

O projeto tem ainda a parceria institucional do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal (SJPDF) e do site Vote na Web.

Fonte: Agência Senado e Assessoria de Imprensa


Mais notícias:

25 de jan
Em vídeo nas redes sociais, Ana Amélia se despede do Senado
A senadora gaúcha Ana Amélia (Progressistas) divulgou vídeo nesta sexta-feira (25) despedindo-se do mandato no Senado Federal. A partir de março a parlamentar assume a Secretaria Extraordinária de Assuntos Federativos e Internacionais do Rio Grande do Sul. No vídeo, Ana Amélia mostra o…

23 de jan
Lei que destina recursos a programa de eficiência energética é sancionada
Foi aprovada Lei 13.280/2016, que reserva 20% dos recursos das empresas de energia elétrica destinados à eficiência energética para aplicação no Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel). O programa promove a racionalização do consumo, por meio de…

Acompanhe NOSSO TRABALHO
nas redes sociais

Receba novidades e informações no seu e-mail