Ficou para a próxima semana, na Comissão de Ciência e Tecnologia (CCT), a votação do projeto (PLS 200/2015) que desburocratiza uma parte fundamental do desenvolvimento de novos medicamentos: a pesquisa clínica. A informação foi destacada pela senadora Ana Amélia (PP-RS), durante discurso na tribuna, nesta terça-feira (1º).
O relatório sobre a proposta foi apresentado horas antes, mas houve pedido de vista coletiva. Ana Amélia afirmou que o projeto é importante e está em votação no momento em que país discute a fosfoetanolamina, substância desenvolvida por pesquisadores brasileiros e que está sendo chamada "pílula do câncer".
A pílula estaria tendo bons resultados em alguns tipos de câncer, mas ainda depende de pesquisa para que o uso possa ser regularizado.
— A pesquisa médica de novos medicamentos é muito importante para que pessoas portadoras de câncer ou de outras doenças muito graves possam ter pelo menos a expectativa e esperança de um tratamento adequado para reduzir o seu sofrimento. Mas, especialmente, para tentar buscar a cura para essas doenças ou a convivência com a doença numa qualidade de vida apreciável — disse a senadora.
Fonte: Agência Senado e Assessoria de Imprensa
Acompanhe NOSSO TRABALHO
nas redes sociais
580.116
curtidas
369.360
seguidores
22.621
seguidores