"Veto presidencial ao voto impresso ao lado da urna eletrônica vai na contramão da transparência e da segurança", critica Ana Amélia

02/10/2015 - Geral


Senadora foi autora de uma das emendas aprovadas na Reforma Política, mas vetada pela presidente Dilma

O veto da presidente da República, Dilma Rousseff, à instituição do voto impresso ao lado da urna eletrônica, foi criticado pela senadora Ana Amélia (PP-RS) na tribuna, nesta sexta-feira (2). A parlamentar foi autora de uma das emendas aprovadas na Reforma Política para garantir o procedimento.

A senadora explicou que o voto impresso seria depositado em uma urna física e que nenhum eleitor sairia da votação com esse papel. Ana Amélia ressaltou que já foi comprovado por especialistas da Tecnologia da Informação que as urnas são passíveis de violação.

— Seria uma garantia para o cidadão. O veto impede a transparência, impede a segurança e o direito de acesso à informação. Se houvesse dúvida no resultado, o voto impresso tiraria as dúvidas — disse.

A parlamentar destacou que post feito em suas redes sociais contra o veto presidencial, em apenas 48 horas, somou mais de 34 mil compartilhamentos e teve alcance superior a 3 milhões de pessoas.

Ana Amélia também é autora de projeto de lei (PLS 406/2014) que tramita no Senado com o objetivo de estabelecer o voto impresso ao lado da urna eletrônica nas eleições. A matéria, sob relatoria do senador Ronaldo Caiado (Dem-GO), está na Comissão de Constituição e Justiça do Senado (CCJ).

Enquete recente feita pelo DataSenado apontou que 92% dos participantes apoiam a iniciativa. No site Vote na Web, 90% são favoráveis ao projeto e 82% consideram essa medida urgente.



Fonte: Agência Senado e Assessoria de Imprensa


Ana Amélia enfatiza que veto presidencial ao voto impresso vai na contramão da transparência


Mais notícias:

15 de jun
Ana Amélia visita Comando Militar do Sul
A senadora Ana Amélia (Progressistas-RS) visitou, nesta sexta-feira (15), o general Geraldo Antônio Miotto, comandante do Comando Militar do Sul (CMS), para retribuir a acolhida que teve na Amazônia quando ele comandou o Exército naquela região. No encontro, em Porto Alegre, a senadora e o general conversaram…

Senadora reafirma apoio a projeto que aumenta destinação de recursos para educação especial
Em roteiro pelo Rio Grande do Sul nesta sexta-feira (15), a senadora Ana Amélia (Progressistas-RS) participou de encontro com dirigentes da Federação das APAEs do Rio Grande do Sul (FEAPAEs), professores e alunos, prefeito Leonardo Pascoal, vereadores e lideranças na…

Extensão da BR 448 é principal demanda de empreendedores de Esteio
A extensão da BR 448 até a RS 240, em Portão, foi a principal demanda apresentada pela Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Esteio (Acise Esteio), pela CICS de Portão e outras entidades empresariais dos municípios vizinhos na reunião…

14 de jun
Nova diretoria do Sescon-RS é empossada
A senadora Ana Amélia (Progressistas-RS) participou da cerimônia de posse da nova diretoria do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis do RS (Sescon-RS) nesta quinta-feira (14). A entidade será dirigida por Celio Luiz Levandovski, que assume a presidência da entidade no lugar de Diogo Chamun. A nova…

Novo Ministro da Defesa recebe senadora Ana Amélia
Em reunião com o ministro da Defesa, general Joaquim Silva e Luna, nesta quinta-feira (14), a senadora Ana Amélia (Progressistas-RS) comunicou que é relatora de Ciência, Tecnologia e Comunicações na Comissão Anual do Orçamento, área importante para investimento nos programas militares. Na conversa, o…

Acompanhe NOSSO TRABALHO
nas redes sociais

Receba novidades e informações no seu e-mail