Universidade apresenta projeto para implantação de centro tecnológico do leite no noroeste gaúcho

10/07/2015 - Agricultura


Além de dar mais segurança aos agentes do mercado de lácteos, inovação gerada entre Unijuí e setor privado agregará valor ao setor

Parceria entre universidade e setor privado permitirá centro tecnológico do leite em Ijuí

O noroeste do Rio Grande do Sul poderá sediar um centro de pesquisa e tecnologia voltado exclusivamente à modernização do setor lácteo. O projeto, em parceria com o poder público, foi apresentado nesta sexta-feira (10) pelo reitor da Unijuí, Martinho Luís Kelm, à multinacional francesa Lactalis, maior grupo de lácteos do mundo. A intenção é permitir o desenvolvimento de pesquisas voltadas exclusivamente à modernização do setor lácteo e às demandas da cadeia do leite.

- É uma iniciativa exemplar, pois une o saber do centro universitário à expertise do setor privado para melhorar a genética, a indústria e modernizar a cadeia leiteira - disse a senadora Ana Amélia (PP-RS), após participar do anúncio do projeto na Associação Comercial e Industrial de Ijuí (ACI), presidida por Walter Joel de Moura.

A universidade já tem uma área reservada para a construção do centro e pretende ampliar a oferta de cursos, laboratórios e pesquisas focados na cadeia produtiva do leite. Além de dar mais segurança aos agentes do mercado de lácteos, a inovação gerada com a parceria agregará valor à cadeia de modo a elevar a rentabilidade das diferentes etapas do processo produtivo.

Além do reitor da Unijuí, Martinho Luís Kelm, participaram do anúncio do projeto, o prefeito de Ijuí, Fioravante Batista Ballin, o Secretário de Desenvolvimento Econômico de Ijuí, Enio Santos, o chefe de gabinete Marco Aurélio Ferreira, empresários e pesquisadores. 

Fonte: Assessoria de Imprensa


Mais notícias:

12 de jul
Pesquisa agropecuária será a política pública a ser avaliada pela CRA
Audiências públicas, palestras e pedidos de informação ao governo são algumas das ações previstas pela Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) para a avaliação da pesquisa agropecuária no Brasil. Esse é o tema escolhido pelo colegiado para a avaliação de políticas…

11 de jul
 Projeto que torna mais fácil renegociação de dívida rural segue para a Câmara dos Deputados
A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovou, nesta terça-feira (11), em definitivo, sem alterações, quatro projetos que estavam na pauta para análise em turno suplementar. O PLS 354/2014, de autoria da senadora Ana Amélia (PP-RS), simplifica e…

Acompanhe NOSSO TRABALHO
nas redes sociais

Receba novidades e informações no seu e-mail