Universidade apresenta projeto para implantação de centro tecnológico do leite no noroeste gaúcho

10/07/2015 - Agricultura


Além de dar mais segurança aos agentes do mercado de lácteos, inovação gerada entre Unijuí e setor privado agregará valor ao setor

Parceria entre universidade e setor privado permitirá centro tecnológico do leite em Ijuí

O noroeste do Rio Grande do Sul poderá sediar um centro de pesquisa e tecnologia voltado exclusivamente à modernização do setor lácteo. O projeto, em parceria com o poder público, foi apresentado nesta sexta-feira (10) pelo reitor da Unijuí, Martinho Luís Kelm, à multinacional francesa Lactalis, maior grupo de lácteos do mundo. A intenção é permitir o desenvolvimento de pesquisas voltadas exclusivamente à modernização do setor lácteo e às demandas da cadeia do leite.

- É uma iniciativa exemplar, pois une o saber do centro universitário à expertise do setor privado para melhorar a genética, a indústria e modernizar a cadeia leiteira - disse a senadora Ana Amélia (PP-RS), após participar do anúncio do projeto na Associação Comercial e Industrial de Ijuí (ACI), presidida por Walter Joel de Moura.

A universidade já tem uma área reservada para a construção do centro e pretende ampliar a oferta de cursos, laboratórios e pesquisas focados na cadeia produtiva do leite. Além de dar mais segurança aos agentes do mercado de lácteos, a inovação gerada com a parceria agregará valor à cadeia de modo a elevar a rentabilidade das diferentes etapas do processo produtivo.

Além do reitor da Unijuí, Martinho Luís Kelm, participaram do anúncio do projeto, o prefeito de Ijuí, Fioravante Batista Ballin, o Secretário de Desenvolvimento Econômico de Ijuí, Enio Santos, o chefe de gabinete Marco Aurélio Ferreira, empresários e pesquisadores. 

Fonte: Assessoria de Imprensa


Mais notícias:

9 de nov
Farsul e Federarroz entregam demandas ao ministro da Agricultura
O presidente da Federarroz, Henrique Dornelles, e o vice-presidente da Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul), Gedeão Ferreira, apresentaram ao ministro da Agricultura, Blairo Maggi, demandas do setor para equiparar os custos de produção no Brasil, aos dos países do Mercosul.…

8 de nov
Senadora garante apoio à demanda dos produtores brasileiros de cebola
A senadora Ana Amélia (Progressistas-RS) vai solicitar o apoio dos ministros da Fazenda, Henrique Meirelles, do Planejamento, Dyogo Oliveira, e da Agricultura, Blairo Maggi, ao pedido da Associação Nacional dos Produtores de Cebola (ANACE) para aumentar de 10% para 35%…

Acompanhe NOSSO TRABALHO
nas redes sociais

Receba novidades e informações no seu e-mail