Unijuí é escolhida para sediar curso de medicina em Ijuí

31 de out - Educação


Senadora Ana Amélia atuou na demanda que vai contemplar a região Noroeste do RS

Unijuí é escolhida para sediar curso de medicina em Ijuí

A Unijuí foi a instituição de ensino selecionada pelo Ministério da Educação a sediar o curso de medicina em Ijuí. A confirmação ocorreu no final da noite de segunda-feira (30) e foi celebrada pela senadora Ana Amélia (PP-RS) e pelo chefe de gabinete, Marco Aurélio, que apoiaram a demanda desde o início das tratativas em Brasília.

— Meus cumprimentos a toda comunidade regional pela relevante conquista. A implementação da medicina trará grande contribuição não apenas ao ensino superior, mas também ao desenvolvimento econômico da região Noroeste — disse a senadora.

Ana Amélia e Marco Aurélio acompanharam o ex-reitor Martinho Kelm (na época reitor) em várias audiências em Brasília, há cerca de quatro anos, para tratar do tema. A senadora esteve nos ministérios ainda na época em que Alexandre Padilha e Aloizio Mercadante eram os ministros da Saúde e da Educação, respectivamente.

A primeira vitória foi a autorização para Ijuí implementar o curso de medicina. Mais tarde, no entanto, a instituição escolhida foi uma universidade carioca, que mais tarde desistiu do processo.

— Estava em Ijuí presidindo audiência pública sobre a cadeia do leite quando houve o anúncio. Foi um balde de água fria — recorda a senadora, sobre o anúncio feito em 2015.

Com a desistência da instituição do RJ, novo edital foi lançado no primeiro semestre de 2017 e, desta vez, a Unijui foi a instituição vencedora da concorrência pública. Ao comentar o resultado, Ana Amélia destacou a trajetória de mais de 60 anos de serviços prestados pela universidade e sua ligação com a comunidade regional, além da qualidade nos cursos ofertados na área da saúde.

— É uma vitória que deve ser comemorada. É o resultado do esforço de todos. Desde o reitor Martinho Kelm, as lideranças locais, entidades de classe, veículos de comunicação, enfim, toda comunidade regional — acrescenta a senadora.

A implementação da medicina, na opinião da parlamentar, trará enormes benefícios também para a economia com a vinda de estudantes, familiares, movimentação do comércio, além de ser relevante para a área da saúde, na qual Ijuí já é referência em toda a região pelos serviços de qualidade prestados pelos hospitais.

Ana Amélia também ressaltou a boa receptividade que sempre teve do ministro Mendonça Filho e do secretário Henrique Sartori para tratar do assunto no MEC.

O ex-reitor Martinho Kelm, que esteve no gabinete da senadora dezenas de vezes para trabalhar por essa importante demanda da região, escreveu nas suas redes sociais que a senadora Ana Amélia e o chefe de gabinete, Marco Aurélio, estiveram entre os protagonistas dessa conquista. “Foram incontáveis as horas de trabalho e reuniões destes dois batalhadores pela medicina em Ijuí. A senadora, uma guerreira que não obstante todas as preocupações com os grandes projetos nacionais sempre manteve uma preocupação com o município de Ijuí que talvez poucas pessoas que efetivamente nasceram neste município já tiveram. De uma postura ética e uma energia inesgotável, eu me orgulho de ter tido a oportunidade de conviver com uma pessoa de tal envergadura como a Senadora. Da mesma forma seu chefe de gabinete, Marco Aurélio, encontrou na luta por este projeto a oportunidade de, uma vez mais, demonstrar que em suas veias corre sangue de Ijuí e que é possível reverter grandes transtornos com muito trabalho, inteligência e determinação”, escreveu Martinho Kelm.

— A mensagem do reitor revela um gesto de gratidão e é confortante para quem está aqui no dia a dia do Congresso — disse a senadora em entrevista às rádios de Ijuí.

Os próximos passos depois dessa divulgação serão o resultado final, em 12 de dezembro, com homologação no dia 31 de janeiro de 2018, para posterior realização do vestibular e início dos cursos.

Unijuí é escolhida para sediar curso de medicina em Ijuí

Na terça-feira (31), durante sessão do Congresso, no Plenário da Câmara, a senadora encontrou o ministro da Educação, Mendonça Filho, e fez o convite para que ele esteja em Ijuí na inauguração do curso de medicina, provavelmente no ano que vem.

Unijuí é escolhida para sediar curso de medicina em Ijuí



Fonte: Agência Senado e Assessoria de Imprensa


Mais notícias:

1 de dez
Projeto que cria fundos patrimoniais é destaque no Encontro Nacional das Fundações de Apoio do Confies
Foi realizado entre quarta (29)  e sexta-feira (1º), em Maceió, o 35º Encontro Nacional das Fundações de Apoio, promovido pelo Conselho Nacional de Apoio às Instituições de Ensino Superior e Pesquisa Científica e Tecnológica (

8 de nov
MEC garante recursos para parque tecnológico em Bagé
O ministro da Educação, deputado Mendonça Filho, garantiu recursos para implantação do Parque Tecnológico da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) no campus de Bagé. O anuncio ocorreu em reunião com a senadora Ana Amélia (Progressistas-RS), o deputado Afonso Hamm (Progressistas-RS) e os reitores…

MP da reforma do Fies é aprovada no Senado
O Plenário do Senado aprovou nesta quarta-feira (8) a medida provisória (MP 785/2017) que reformula o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Aprovada na forma de um projeto de lei de conversão (PLV 34/2017), a MP segue agora para sanção presidencial.Entre as principais mudanças,…

Acompanhe NOSSO TRABALHO
nas redes sociais

Receba novidades e informações no seu e-mail