UnB debate projeto que cria fundo de financiamento para instituições de ensino e pesquisa

19 de jun - Educação


Projeto de autoria da senadora Ana Amélia está pronto para votação na CAE

UnB debate projeto que cria fundo de financiamento para instituições de ensino e pesquisa

Ex-alunos da Universidade de Brasília (UnB) promoveram, nesta segunda-feira (19), debate sobre o Projeto de Lei do Senado (PLS) nº16/2015, que prevê a criação de fundos patrimoniais para financiar universidades públicas e comunitárias. Esse modelo, também conhecido como Endowments, funciona muito bem nos Estados Unidos e na Inglaterra.

 A relatora do PLS 16/2015 é a senadora Ana Amélia (PP-RS). Ela participou da mesa de abertura do Fechando a Conta: Os Endowments no Financiamento da Universidade ao lado do chefe de gabinete da Reitoria da UnB, professor Paulo César. A parlamentar gaúcha detalhou o funcionamento dos fundos patrimoniais e ressaltou, que num cenário de restrição orçamentária, o sistema será importante para financiar projetos de pesquisa e ensino das universidades públicas e comunitárias.

— Os fundos patrimoniais, ou Endowments, estão presentes nas dez melhores universidades do mundo. Os fundos patrimoniais permitirão às universidades brasileiras se desenvolverem sem as interferências de contingenciamento do orçamento do Ministério da Educação. É necessário um maior engajamento da comunidade acadêmica para acelerar a tramitação do projeto, que está pronto para votação na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado —, disse.

O chefe de gabinete da Reitoria da UnB aprovou a iniciativa da senadora Ana Amélia e destacou que os fundos patrimoniais terão importante papel no orçamento das universidades públicas.

— Tanto no Brasil quanto no exterior os alunos de instituições públicas têm orgulho das universidades por onde passaram. Nos Estados Unidos, após estarem formados, os alunos podem contribuir para o desenvolvimento da instituição com doações em dinheiro. Infelizmente esse retorno não é permitido no Brasil — lamentou.

O debate foi promovido pela Associação de Ex-Alunos da UnB (Alumni), Aliança pela Liberdade e a Federação de Empresas Juniores do DF (Concentro).

UnB debate projeto que cria fundo de financiamento para instituições de ensino e pesquisa

UnB debate projeto que cria fundo de financiamento para instituições de ensino e pesquisa



Fonte: Assessoria de Imprensa


Mais notícias:

1 de dez
Projeto que cria fundos patrimoniais é destaque no Encontro Nacional das Fundações de Apoio do Confies
Foi realizado entre quarta (29)  e sexta-feira (1º), em Maceió, o 35º Encontro Nacional das Fundações de Apoio, promovido pelo Conselho Nacional de Apoio às Instituições de Ensino Superior e Pesquisa Científica e Tecnológica (

8 de nov
MEC garante recursos para parque tecnológico em Bagé
O ministro da Educação, deputado Mendonça Filho, garantiu recursos para implantação do Parque Tecnológico da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) no campus de Bagé. O anuncio ocorreu em reunião com a senadora Ana Amélia (Progressistas-RS), o deputado Afonso Hamm (Progressistas-RS) e os reitores…

MP da reforma do Fies é aprovada no Senado
O Plenário do Senado aprovou nesta quarta-feira (8) a medida provisória (MP 785/2017) que reformula o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Aprovada na forma de um projeto de lei de conversão (PLV 34/2017), a MP segue agora para sanção presidencial.Entre as principais mudanças,…

Acompanhe NOSSO TRABALHO
nas redes sociais

Receba novidades e informações no seu e-mail