"Uma chicana ardilosamente preparada", diz senadora sobre manobra para soltar Lula

09/07/2018 - Geral


Senadora do Rio Grande do Sul classificou a decisão monocrática como ideológica

Ana Amélia lamenta manobra jurídica para soltar Lula

Em discurso, nesta segunda-feira (9), a senadora Ana Amélia (Progressistas-RS) criticou a expedição do alvará de soltura ao ex-presidente Lula, ocorrida neste domingo (8). Na avaliação da parlamentar gaúcha, a chicana jurídica abalou a imagem do judiciário e aumentou a insegurança jurídica.

Ela sublinhou que o desembargador Rogerio Favreto, ao ordenar a libertação de Lula, desrespeitou as instâncias superiores da Justiça, incluindo o Supremo Tribunal Federal. A decisão foi classificada como incabível pela presidente do STF, Cármen Lúcia, e pelo Procurador-Geral da República em exercício, Humberto Medeiros.

— Mas o que nós vimos neste domingo foi uma inversão de valores. E parece toda uma ópera ensaiada, uma manobra jurídica, eu diria, uma chicana muito bem ardilosamente preparada, como se ninguém fosse perceber o que estava acontecendo — frisou.

Ana Amélia elogiou a revogação do alvará de soltura de Lula, mas lamentou o aumento da incerteza sobre a situação institucional brasileira. Ela avaliou que a “confusão jurídica”, provocada por uma decisão monocrática e ideológica, leva o país a um nível impensável de instabilidade quando faltam três meses para as eleições.

A senadora ainda pediu regras mais claras de suspeição e impedimento de magistrados e mencionou a nota da União Nacional dos Juízes Federais em repúdio à decisão de Rogerio Favreto.


Fonte: Agência Senado e Assessoria de Imprensa


Faltou isenção ao desembargador plantonista


Mais notícias:

25 de jan
Em vídeo nas redes sociais, Ana Amélia se despede do Senado
A senadora gaúcha Ana Amélia (Progressistas) divulgou vídeo nesta sexta-feira (25) despedindo-se do mandato no Senado Federal. A partir de março a parlamentar assume a Secretaria Extraordinária de Assuntos Federativos e Internacionais do Rio Grande do Sul. No vídeo, Ana Amélia mostra o…

23 de jan
Lei que destina recursos a programa de eficiência energética é sancionada
Foi aprovada Lei 13.280/2016, que reserva 20% dos recursos das empresas de energia elétrica destinados à eficiência energética para aplicação no Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel). O programa promove a racionalização do consumo, por meio de…

Acompanhe NOSSO TRABALHO
nas redes sociais

Receba novidades e informações no seu e-mail