Ubrabio apresenta demanda para elevar adição de biodiesel ao diesel fóssil

01/06/2017 - Economia


Produtores de biodesel pedem incremento de 1% ainda neste ano

Senadora encaminha demanda para elevar adição de biodiesel ao diesel fóssil

A senadora Ana Amélia (PP-RS) encaminhou ao ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, o pedido dos produtores de biodiesel para antecipar o aumento da mistura obrigatória de 8% para 9% (B9) do combustível orgânico no diesel de petróleo para julho. A obrigatoriedade do B9 está programada inicialmente para março do ano que vem e a B10 (10% de biodiesel na mistura) para março de 2018, conforme previsto na Lei 13.263/2016.

Em audiência nesta quinta-feira (01), a parlamentar gaúcha destacou que a medida resultará em benefícios econômicos, pois além de incentivar a produção do óleo natural no Brasil, vai reduzir a importação do diesel fóssil. Segundo o diretor da União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene (Ubrabio), Donizete Tokarski, que participou do encontro, o Brasil deverá importar 12 bilhões de litros de diesel em 2017. A partir da medida solicitada, poderá reduzir esse índice.

O aumento de um ponto percentual, segundo a Ubrabio, levará um incremento de 300 milhões de litros, passando para 4,5 bilhões.Os produtores argumentam que, antecipar a exigência do B9, estimulará a indústria nacional e a economia com geração de emprego e renda e a oferta interna de farelo de soja, resultante do processamento do biocombustível e essencial para a produção de proteína animal. O ministro Fernando Coelho Filho informou que a pasta está preparando um planejamento para aumentar gradualmente a mistura até atingir 20% em 2030. 

A mudança do B8 para o B9 também permitirá a retomada das atividades em indústrias paralisadas. Cerca de 15 unidades processadores de biodiesel estão 100% ociosas, sendo duas no Rio Grande do Sul. O estado é o maior produtor de biodiesel do País, responsável por 28% do volume nacional. A capacidade de produção anual é de 2,1 bilhões de litros, mas a produção baseada na demanda para a mistura B8 é de cerca de 1,1 bilhão de litros, ou seja, as empresas estão sofrendo com uma ociosidade média de 48%. 

Senadora encaminha demanda para elevar adição de biodiesel ao diesel fóssil



Fonte: Assessoria de Imprensa


Mais notícias:

19/12/2018
Aprovado projeto que estabelece critérios de tributação para combater concorrência desleal e sonegação
A Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor (CTFC) aprovou, nesta quarta-feira (19), o Projeto de Lei do Senado (PLS) 284/2017-complementar que estabelece critérios especiais de tributação, com o objetivo de prevenir desequilíbrios…

12/12/2018
Ministro do STF confirma manterá suspensão da dívida do RS
A senadora Ana Amélia (Progressistas-RS) acompanhou, nesta quarta-feira (12), o governador eleito do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, em audiência com o ministro do STF Marco Aurélio Mello. No encontro para tratar sobre as dívidas do Estado com a União,…

Acompanhe NOSSO TRABALHO
nas redes sociais

Receba novidades e informações no seu e-mail