A senadora Ana Amélia (PP-RS) integrou o grupo de parlamentares que esteve com o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Augusto Nardes, nesta terça-feira (16). O gaúcho é o relator das contas de 2014 da presidente Dilma Rousseff. Fizeram parte do grupo os senadores Aécio Neves (PSDB-MG), Aloysio Nunes (PSDB-SP), José Agripino (DEM-RN), Eduardo Amorim (PSC-SE) e Ronaldo Caiado (DEM-GO).
Na conversa, Augusto Nardes contou que na sua gestão como presidente do TCU criou uma política de governança para mostrar ao gestor público os caminhos para a boa aplicação dos recursos. Além disso, segundo ele, foram feitas especializações em auditorias em áreas de grande interesse da população, como saúde, infraestrutura, segurança e educação, credenciando o TCU entre os órgãos mais qualificados do mundo na fiscalização das contas públicas.
Sobre a decisão dos ministros, ao falar na tribuna na terça-feira, Ana Amélia disse esperar um julgamento com rigor técnico.
— Não sei qual será o voto do ministro, mas com a ressalva de que as pedaladas não foram a medida e a política mais adequadas para a gestão pública do nosso País. Faço este registro imaginando que a quarta-feira será um momento relevante para a consolidação, para a transparência e para o rigor das contas públicas — acrescentou a senadora.
Os senadores também foram recebidos pelo presidente do TCU, Aroldo Cedraz.
No dia seguinte à visita dos senadores, o TCU decidiu, por unanimidade, adiar a votação do relatório prévio que analisa as contas do governo referentes a 2014, e deu prazo de 30 dias para que a presidente Dilma Rousseff esclareça indícios de irregularidades encontradas pela fiscalização, entre elas as chamadas “pedaladas fiscais”.
A presidente Dilma deverá encaminhar as respostas por escrito. Após recebê-las, Nardes irá compor um novo parecer, que será apresentado ao plenário para votação. Em seguida, ele será encaminhado ao Congresso, que tem o poder para aprovar ou reprovar as contas de presidentes.
Fonte: Agência Senado e Assessoria de Imprensa
Acompanhe NOSSO TRABALHO
nas redes sociais
580.116
curtidas
359.654
seguidores
22.621
seguidores