Taxação de exportações agrícolas estudada pelo governo é criticada pela senadora Ana Amélia

10/02/2016 - Agricultura


Presidente da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária, senadora Ana Amélia considera inadmissível a medida cogitada pela União

Ana Amélia critica intenção do governo de taxar exportações agrícolas

A intenção do governo de tributar as exportações agrícolas foi criticada pela senadora Ana Amélia (PP-RS), presidente da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado (CRA). A parlamentar disse que é inaceitável o governo pensar em penalizar a agricultura, que só tem ajudado a economia do País, especialmente nesse momento de crise.

Ana Amélia tem se posicionado com frequência contra a criação de novos impostos. Já manifestou diversas vezes sua contrariedade à recriação da CPMF e cobrou do governo um “duro corte em despesas que são supérfluas”.

— Se um setor da economia está respirando sem ajuda de aparelhos, é a produção agropecuária. Então, não é admissível que o governo, nesta hora, vá sacrificar exatamente o setor que sustenta a economia brasileira — disse.

A senadora lembrou que a Argentina tomou tal decisão, prejudicando o setor. Porém, recentemente, o novo presidente, Maurício Macri, anunciou a retirada dessa tributação, dando novo fôlego ao setor.

Diversas entidades do setor também já manifestaram posição contrária, assim como a ministra da Agricultura, Kátia Abreu, em notícias publicadas na imprensa. A ministra deverá também falar sobre o assunto em breve em reunião da CRA, a qual participará a convite da senadora Ana Amélia. 


Fonte: Agência Senado e Assessoria de Imprensa


Mais notícias:

16 de mai
Pesquisa sobre o trabalho dos auditores fiscais agropecuários será tema de audiência no Senado
Um estudo realizado pela Fundação Getúlio Vargas irá detalhar como funciona o trabalho dos fiscais agropecuários federais e quais os impactos dessa atividade no agronegócio nacional. Os detalhes desse estudo, encomendado pelo Sindicato Nacional dos…

11 de mai
 Decisão sobre Funrural deve sair na próxima semana
Parlamentares e governo voltaram a discutir, nesta quinta-feira (11), uma saída para o pagamento do Funrural. O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, apoiado de técnicos do Ministério, recebeu a senadora Ana Amélia (PP-RS) e parlamentares da Frente Parlamentar da Agropecuária e da Comissão de…

Acompanhe NOSSO TRABALHO
nas redes sociais

Receba novidades e informações no seu e-mail