Taxação de exportações agrícolas estudada pelo governo é criticada pela senadora Ana Amélia

10/02/2016 - Agricultura


Presidente da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária, senadora Ana Amélia considera inadmissível a medida cogitada pela União

Ana Amélia critica intenção do governo de taxar exportações agrícolas

A intenção do governo de tributar as exportações agrícolas foi criticada pela senadora Ana Amélia (PP-RS), presidente da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado (CRA). A parlamentar disse que é inaceitável o governo pensar em penalizar a agricultura, que só tem ajudado a economia do País, especialmente nesse momento de crise.

Ana Amélia tem se posicionado com frequência contra a criação de novos impostos. Já manifestou diversas vezes sua contrariedade à recriação da CPMF e cobrou do governo um “duro corte em despesas que são supérfluas”.

— Se um setor da economia está respirando sem ajuda de aparelhos, é a produção agropecuária. Então, não é admissível que o governo, nesta hora, vá sacrificar exatamente o setor que sustenta a economia brasileira — disse.

A senadora lembrou que a Argentina tomou tal decisão, prejudicando o setor. Porém, recentemente, o novo presidente, Maurício Macri, anunciou a retirada dessa tributação, dando novo fôlego ao setor.

Diversas entidades do setor também já manifestaram posição contrária, assim como a ministra da Agricultura, Kátia Abreu, em notícias publicadas na imprensa. A ministra deverá também falar sobre o assunto em breve em reunião da CRA, a qual participará a convite da senadora Ana Amélia. 


Fonte: Agência Senado e Assessoria de Imprensa


Mais notícias:

11/12/2018
Senado aprova novo limite para compra de leite de pequenos agricultores
O Plenário aprovou emenda da Câmara dos Deputados ao projeto que estabelece um novo limite de aquisição de leite no âmbito do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) do governo federal (ECD 1/2018). Conforme o texto aprovado, o limite mínimo passa a…

05/12/2018
Aprovada urgência para projeto que garante compra mínima de leite de agricultores familiares
O Plenário vota na próxima terça-feira (11) o projeto que obriga o governo federal a realizar compras mínimas de leite produzido por agricultores familiares. O texto em pauta assegura a aquisição de pelo menos 35 litros por dia. O autor…

Acompanhe NOSSO TRABALHO
nas redes sociais

Receba novidades e informações no seu e-mail