Taxação de exportações agrícolas estudada pelo governo é criticada pela senadora Ana Amélia

10/02/2016 - Agricultura


Presidente da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária, senadora Ana Amélia considera inadmissível a medida cogitada pela União

Ana Amélia critica intenção do governo de taxar exportações agrícolas

A intenção do governo de tributar as exportações agrícolas foi criticada pela senadora Ana Amélia (PP-RS), presidente da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado (CRA). A parlamentar disse que é inaceitável o governo pensar em penalizar a agricultura, que só tem ajudado a economia do País, especialmente nesse momento de crise.

Ana Amélia tem se posicionado com frequência contra a criação de novos impostos. Já manifestou diversas vezes sua contrariedade à recriação da CPMF e cobrou do governo um “duro corte em despesas que são supérfluas”.

— Se um setor da economia está respirando sem ajuda de aparelhos, é a produção agropecuária. Então, não é admissível que o governo, nesta hora, vá sacrificar exatamente o setor que sustenta a economia brasileira — disse.

A senadora lembrou que a Argentina tomou tal decisão, prejudicando o setor. Porém, recentemente, o novo presidente, Maurício Macri, anunciou a retirada dessa tributação, dando novo fôlego ao setor.

Diversas entidades do setor também já manifestaram posição contrária, assim como a ministra da Agricultura, Kátia Abreu, em notícias publicadas na imprensa. A ministra deverá também falar sobre o assunto em breve em reunião da CRA, a qual participará a convite da senadora Ana Amélia. 


Fonte: Agência Senado e Assessoria de Imprensa


Mais notícias:

23 de jun
Censo Agropecuário 2017 é lançado no Rio Grande do Sul
O Censo Agropecuário 2017 do Instituto Brasileiros de Geografia e Estatística (IBGE) foi lançado no Rio Grande do Sul nesta sexta-feira (23), em evento na Emater/RS-Ascar. Em todo o Brasil, 26 mil profissionais visitarão 5,3 milhões de propriedades rurais, sendo 425 mil no…

13 de jun
CAE pode votar projeto que facilita a renegociação do crédito rural
A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) deverá votar nas próximas semanas matéria que institui um procedimento menos burocrático para a renegociação do crédito rural. O Projeto de Lei do Senado (PLS) 354/2014, que estabelece regras para que agricultores inadimplentes possam renegociar suas…

Acompanhe NOSSO TRABALHO
nas redes sociais

Receba novidades e informações no seu e-mail