SUS pode garantir programas de atenção à saúde dos caminhoneiros autônomos

24/09/2015 - Saúde


Senadora Ana Amélia é relatora da proposta apresentada pelo senador Eduardo Amorim

SUS pode garantir programas de atenção à saúde dos caminhoneiros autônomos

O Sistema Único de Saúde (SUS) deve assegurar programas permanentes de atenção à saúde dos caminhoneiros que transportam cargas e pessoas. É o que estabelece projeto (PLS 407/2012) que deverá ser votado nas próximas semanas pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS). A matéria é relatada pela senadora Ana Amélia (PP-RS) e seria analisada na última quarta-feira (23), porém a reunião do colegiado foi adiada.

O autor do texto, senador Eduardo Amorim (PSC-SE), acredita que a medida, além do benefício direto para os profissionais, trará segurança para toda a sociedade. Para a relatora da proposta, senadora Ana Amélia, muitas vezes os motoristas não contam com atendimento médico em situação de risco à saúde, carga de trabalho excessiva, alimentação e postura inadequadas e falta de exercício físico e de repouso.

O relatório da senadora estabelece que o SUS crie programas permanentes específicos voltados à saúde física e psicológicas dos caminhoneiros. Segundo o autor, Eduardo Amorim, grande partes dos acidentes hoje ocorre por falha humana e a iniciativa também pode ajudar a reduzir esse índice.

— O projeto visa diminuir os problemas de saúde e proteger a vida desses trabalhadores que vivem em evidente situação de risco — disse Amorim.

A proposta já foi aprovada na Comissão de Infraestrutura do Senado e, após passar pela CAS, em decisão terminativa, segue para a Câmara dos Deputados.


Fonte: Agência Senado e Assessoria de Imprensa


Mais notícias:

24 de mai
Prevenção ao câncer de laringe será debatida em comissão do Senado
A prevenção ao câncer de laringe será debatida na Comissão de Assuntos Sociais do Senado. O requerimento apresentado pelo senador Dalírio Beber (PSDB-SC), com apoio da senadora Ana Amélia (PP-RS), foi aprovado na manhã desta quarta-feira (24). Um dos objetivos do…

17 de mai
Diretora da ANS destaca efetividade da Lei de Quimioterapia Oral
Em sabatina na Comissão de Assuntos Sociais, nesta quarta-feira (15), para recondução ao cargo de diretora da Agência Nacional de Saúde (ANS), Simone Sanches Freire destacou a efetividade da Lei da Quimioterapia Oral (12.880/2013). A iniciativa, de autoria da senadora Ana Amélia (PP-RS),…

Acompanhe NOSSO TRABALHO
nas redes sociais

Receba novidades e informações no seu e-mail