Sociedade Brasileira de Mastologia defende mamografias a partir dos 40 anos

05/05/2015 - Saúde


Presidente Ruffo de Freitas Junior esteve reunido com a senadora Ana Amélia nesta quinta-feira

Sociedade Brasileira de Mastologia defende mamografias a partir dos 40 anos

O presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia, Ruffo de Freitas Junior, esteve reunido com a senadora Ana Amélia (PP-RS), nesta quinta-feira (7), para defender que as mamografias – exame realizado para detectar o câncer de mama – sejam realizadas a partir dos 40 anos. Portaria do Ministério da Saúde, em 2013, estabeleceu como prioridade os exames de mama em mulheres acima dos 50 anos.

Ana Amélia é autora do projeto (PDS 2/2014) para sustar essa portaria do Ministério da Saúde e pediu a relatoria de proposta semelhante (PDS 42/2015), já aprovada pela Câmara dos Deputados, de autoria da deputada Carmen Zanotto. No encontro com o presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia, Ana Amélia reforçou sua defesa para que os exames sejam realizados a partir dos 40 anos.

A parlamentar gaúcha destacou que o assunto foi abordado em encontro com o ministro da Saúde, Artur Chioro, na quarta-feira (6), quando ela também cobrou o cumprimento da lei que exige do SUS a reconstrução da mama na mesma cirurgia de retirada do câncer. Ana Amélia foi relatora dessa iniciativa no Senado.

Fonte: Agência Senado e Assessoria de Imprensa


Mais notícias:

18 de jul
Dia Estadual de Luta Contra o Câncer de Mama completa 14 anos
No Rio Grande do Sul, há exatos 14 anos, 18 de julho virou Dia de Luta contra o Câncer de Mama, instituído pela Lei 12.126/2004. Em diversos municípios são promovidas ações de prevenção e combate a essa doença que…

11 de jul
Senado aprova projeto que cria a Política Nacional para Doenças Raras
Pessoas com doenças raras podem ter garantida em lei uma política de atenção do governo. Foi aprovado no Plenário do Senado, nesta quarta-feira (11), projeto que institui a Política Nacional para Doenças Raras no Sistema Único de Saúde (SUS). Como…

Acompanhe NOSSO TRABALHO
nas redes sociais

Receba novidades e informações no seu e-mail