Sociedade Brasileira de Mastologia defende mamografias a partir dos 40 anos

05/05/2015 - Saúde


Presidente Ruffo de Freitas Junior esteve reunido com a senadora Ana Amélia nesta quinta-feira

Sociedade Brasileira de Mastologia defende mamografias a partir dos 40 anos

O presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia, Ruffo de Freitas Junior, esteve reunido com a senadora Ana Amélia (PP-RS), nesta quinta-feira (7), para defender que as mamografias – exame realizado para detectar o câncer de mama – sejam realizadas a partir dos 40 anos. Portaria do Ministério da Saúde, em 2013, estabeleceu como prioridade os exames de mama em mulheres acima dos 50 anos.

Ana Amélia é autora do projeto (PDS 2/2014) para sustar essa portaria do Ministério da Saúde e pediu a relatoria de proposta semelhante (PDS 42/2015), já aprovada pela Câmara dos Deputados, de autoria da deputada Carmen Zanotto. No encontro com o presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia, Ana Amélia reforçou sua defesa para que os exames sejam realizados a partir dos 40 anos.

A parlamentar gaúcha destacou que o assunto foi abordado em encontro com o ministro da Saúde, Artur Chioro, na quarta-feira (6), quando ela também cobrou o cumprimento da lei que exige do SUS a reconstrução da mama na mesma cirurgia de retirada do câncer. Ana Amélia foi relatora dessa iniciativa no Senado.

Fonte: Agência Senado e Assessoria de Imprensa


Mais notícias:

12 de nov
Sancionada lei que garante validade nacional para receitas de remédios controlados
As receitas de medicamentos controlados ou manipulados terão validade por todo o país. É o que estipula a Lei 13.732, de 2018, sancionada pelo presidente da República e publicada nesta no Diário Oficial da União.A nova lei tem origem…

6 de nov
Especialistas defendem testes genéticos para tratamento do câncer no SU
Médicos, pacientes e representantes da sociedade civil defenderam nesta terça-feira (6) o uso de testes genéticos para o diagnóstico e o tratamento de câncer pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Eles participaram de audiência pública da Comissão…

Acompanhe NOSSO TRABALHO
nas redes sociais

Receba novidades e informações no seu e-mail