Situação da suinocultura no Sul do Brasil vai ser debatida em audiência na CRA

22/04/2016 - Agricultura


Suinocultores encontram dificuldade com a alta do preço do milho

Situação da suinocultura no Sul do Brasil vai ser debatida em audiência na CRA

Na próxima quinta-feira (28), a Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) do Senado, presidida pela senadora Ana Amélia (PP-RS), discutirá o atual cenário da suinocultura no Sul do país. O setor vem sofrendo com a alta no preço do milho, principal insumo do setor. A proposta de audiência pública é do senador Dário Berger (PMDB-SC).

Tanto em Santa Catarina quanto no Rio Grande do Sul, o preço do milho chega ao dobro do praticado no ano passado. O aumento na exportação do grão é um dos fatores que influenciam, além da falta de fôlego da produção local para abastecer o mercado interno. O custo alto do transporte também dificulta a vida da suinocultura.  No final de março a ministra da Agricultura, Kátia Abreu, enviou ao Ministério da Fazenda uma proposta de isenção de PIS e Cofins para a importação de milho, medida que poderia amenizar os custos de produção da suinocultura.

— Precisamos debater essa problemática. Hoje para transportar milho do Mato Grosso para Santa Catarina, por exemplo, em uma saca que custa cerca de 22 reais o produtor vai pagar 50. Ou seja, o transporte acaba saindo pelo mesmo preço que o produto. É uma distorção grave que prejudica o setor industrial — exemplifica Ana Amélia.

Para audiência pública estão convidados o secretário de Política Agrícola do Mapa, André Nassar; o secretário da Agricultura e da Pesca de Santa Catarina Moacir Sopelsa, o diretor de Operações e Abastecimento da Conab Igor Nascimento, o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina José Zeferino Pedroso, o presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) Marcelo Lopes e o presidente da Associação Catarinense de Criadores de Suínos (ACCS) Losivanio Luiz de Lorenzi. 

Fonte: Agência Senado e Assessoria de Imprensa


Mais notícias:

Hoje
CCJ aprova projeto que suspende a execução de dispositivos da lei que regulamenta a cobrança do Funrural
A CCJ do Senado aprovou nesta quarta-feira (23) , por unanimidade, projeto de resolução (PRS 13/2017)  que suspende dispositivos da lei que regulamenta a cobrança do Funrural. Em diversas regiões do país produtores rurais fizeram protestos…

21 de ago
Diretor do DNIT acredita que pavimentação da BR-153 pode sair em 2019
O diretor nacional do Dnit, Valter Casimiro de Abreu, sinalizou, nesta segunda-feira (21) a possibilidade de incluir, nos recursos orçamentários da União para elaboração de novos projetos, o que prevê a pavimentação da BR-153, entre Passo Fundo…

Acompanhe NOSSO TRABALHO
nas redes sociais

Receba novidades e informações no seu e-mail