Situação da suinocultura no Sul do Brasil vai ser debatida em audiência na CRA

22/04/2016 - Agricultura


Suinocultores encontram dificuldade com a alta do preço do milho

Situação da suinocultura no Sul do Brasil vai ser debatida em audiência na CRA

Na próxima quinta-feira (28), a Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) do Senado, presidida pela senadora Ana Amélia (PP-RS), discutirá o atual cenário da suinocultura no Sul do país. O setor vem sofrendo com a alta no preço do milho, principal insumo do setor. A proposta de audiência pública é do senador Dário Berger (PMDB-SC).

Tanto em Santa Catarina quanto no Rio Grande do Sul, o preço do milho chega ao dobro do praticado no ano passado. O aumento na exportação do grão é um dos fatores que influenciam, além da falta de fôlego da produção local para abastecer o mercado interno. O custo alto do transporte também dificulta a vida da suinocultura.  No final de março a ministra da Agricultura, Kátia Abreu, enviou ao Ministério da Fazenda uma proposta de isenção de PIS e Cofins para a importação de milho, medida que poderia amenizar os custos de produção da suinocultura.

— Precisamos debater essa problemática. Hoje para transportar milho do Mato Grosso para Santa Catarina, por exemplo, em uma saca que custa cerca de 22 reais o produtor vai pagar 50. Ou seja, o transporte acaba saindo pelo mesmo preço que o produto. É uma distorção grave que prejudica o setor industrial — exemplifica Ana Amélia.

Para audiência pública estão convidados o secretário de Política Agrícola do Mapa, André Nassar; o secretário da Agricultura e da Pesca de Santa Catarina Moacir Sopelsa, o diretor de Operações e Abastecimento da Conab Igor Nascimento, o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina José Zeferino Pedroso, o presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) Marcelo Lopes e o presidente da Associação Catarinense de Criadores de Suínos (ACCS) Losivanio Luiz de Lorenzi. 

Fonte: Agência Senado e Assessoria de Imprensa


Mais notícias:

11/12/2018
Senado aprova novo limite para compra de leite de pequenos agricultores
O Plenário aprovou emenda da Câmara dos Deputados ao projeto que estabelece um novo limite de aquisição de leite no âmbito do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) do governo federal (ECD 1/2018). Conforme o texto aprovado, o limite mínimo passa a…

05/12/2018
Aprovada urgência para projeto que garante compra mínima de leite de agricultores familiares
O Plenário vota na próxima terça-feira (11) o projeto que obriga o governo federal a realizar compras mínimas de leite produzido por agricultores familiares. O texto em pauta assegura a aquisição de pelo menos 35 litros por dia. O autor…

Acompanhe NOSSO TRABALHO
nas redes sociais

Receba novidades e informações no seu e-mail