A parlamentar gaúcha tem sido grande defensora do setor durante o mandato, destacando o papel do sistema cooperativista na distribuição de renda e na qualidade de vida dos associados. A senadora é autora do PLS 40/2011, para autorizar o acesso dos bancos cooperativos aos recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) para fins de concessão de crédito rural. A iniciativa já foi aprovada no Senado e atualmente tramita na Câmara dos Deputados, com o número PL 3.067/2011.
A parlamentar gaúcha também é autora do projeto (PLS 280/2014), para permitir a captação de recursos pelas cooperativas de crédito com os municípios, seus órgãos ou entidades e as empresas por eles controladas. O projeto atualmente está em análise pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado.
— Cooperativa é gestão democrática, inclusão social, sustentabilidade e solidariedade. Os cooperativados contribuem, decisivamente, para o desenvolvimento de nosso país — destacou a senadora no dia 4 de julho, quando ocorreu o Dia Internacional do Cooperativismo deste ano.
Nos últimos anos, o cooperativismo tem firmado sua participação e posição de destaque na economia do Brasil e na construção de uma sociedade mais justa com indicadores representativos. Hoje, o Sistema OCB representa mais de 6,8 mil cooperativas em todo o Brasil, divididas em 13 ramos de atuação, com mais de 11,5 milhões de associados e em torno de 340 mil empregos diretos. O número de cooperados mais que dobrou na última década – em 2002, eram 5,2 milhões de brasileiros agrupados em cooperativas.
Para o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas (na foto com a senadora), é necessário
fazer com que o poder público compreenda melhor o funcionamento das
cooperativas, consolidando ações efetivas para fortalecer o movimento.
Fonte: Agência Senado e Assessoria de Imprensa
Acompanhe NOSSO TRABALHO
nas redes sociais
580.116
curtidas
359.620
seguidores
22.621
seguidores