Sessão Especial do Senado vai comemorar os 70 anos da FAO

09/10/2015 - Agricultura


Requerida pela senadora Ana Amélia (PP-RS), celebração abrirá Semana Mundial da Alimentação

 Sessão Especial do Senado vai comemorar os 70 anos da FAO

O Senado vai realizar sessão especial na terça-feira (13), às 11h, com a participação dos setores agropecuário e da alimentação, para comemorar os 70 anos de criação da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO). O requerimento para a homenagem é da senadora Ana Amélia (PP-RS) e abrirá a Semana Mundial da Alimentação.

Fundada no dia 16 de outubro de 1945, a FAO lidera os esforços internacionais de erradicação da fome e da insegurança alimentar. Desde sua fundação, a organização, que é sediada em Roma, tem dado atenção especial ao desenvolvimento das áreas rurais, onde vivem 70% das populações de baixa renda, e que ainda passam fome. A FAO calcula que 795 milhões de pessoas ainda passam fome no mundo. Em 2050, quando o planeta alcançará 9,3 bilhões de habitantes, o Brasil deverá responder por 40% do aumento global da produção de alimentos, preservando os recursos naturais. Atualmente, o país é um dos líderes globais na produção de alimentos, com mais de 60% das florestas preservadas.  

Ana Amélia informa em seu requerimento que a FAO atua como um fórum neutro, em que todos os países se reúnem em igualdade de condições para negociar acordos, debater políticas e impulsionar iniciativas estratégicas. Atualmente, o organismo tem 194 Estados membros e é dirigida pelo brasileiro José Graziano da Silva. O Representante da FAO no Brasil é Alan Bojanic (na foto, com a senadora).

Na ocasião, serão homenageadas 10 personalidades que mais contribuíram para o desenvolvimento sustentável da produção de alimentos em 2015 no Brasil, chamados de heróis da revolução verde. Os agraciados serão Alberto Duque Portugal, Aroldo Galassini, Carlos Clemente Cerri, Geraldo Sant'Ana de Camargo Barros, Heitor Cantarella, Lourival Carmo Monaco, Lourival Carmo Monaco, Mauro de Rezende Lopes, Ruy de Araújo Caldas, Teresa Losada Valle.

Entre as entidades participantes do evento, estão a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a Associação Nacional de Defesa Vegetal (Andef), Associação Brasileira do Agronegócio (Abag), Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Organização das Cooperativas do Brasil (OCB) e Instituto Nacional de Recolhimento de Embalagens Vazias (InpEV).

Fonte: Agência Senado e Assessoria de Imprensa


Mais notícias:

11/12/2018
Senado aprova novo limite para compra de leite de pequenos agricultores
O Plenário aprovou emenda da Câmara dos Deputados ao projeto que estabelece um novo limite de aquisição de leite no âmbito do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) do governo federal (ECD 1/2018). Conforme o texto aprovado, o limite mínimo passa a…

05/12/2018
Aprovada urgência para projeto que garante compra mínima de leite de agricultores familiares
O Plenário vota na próxima terça-feira (11) o projeto que obriga o governo federal a realizar compras mínimas de leite produzido por agricultores familiares. O texto em pauta assegura a aquisição de pelo menos 35 litros por dia. O autor…

Acompanhe NOSSO TRABALHO
nas redes sociais

Receba novidades e informações no seu e-mail