Senadoras debatem projetos para ampliar participação política

30/06/2015 - Geral


Para Ana Amélia, capacitar mulheres filiadas a partidos políticos ajuda a ampliar representatividade

Senadoras debatem projetos para ampliar participação política

A bancada feminina do Senado debateu nesta terça-feira (30), em Brasília, estratégias para ampliar a participação política das mulheres. O evento contou com a presença das senadoras Ana Amélia (PP-RS), Ângela Portela (PT-RR), Gleisi Hoffmann (PT-RR), Lucia Vânia (Sem Partido-GO), Lídice Da Mata (PSB-BA), Maria do Carmo (DEM-SE), Marta Suplicy (Sem Partido-SP), Simone Tebet (PMDB-MS), Vanessa Graziottin (PCdoB-AM) e da deputada federal Jô Moraes (PCdoB-MG).

O projeto de cotas para mulheres no Congresso Nacional está entre as propostas legislativas que as parlamentares querem incluir nas discussões sobre a reforma política. As parlamentares foram unânimes ao afirmar que o texto final da reforma política a ser aprovado pelo Senado precisa garantir o aumento da representação das mulheres nos três níveis do Poder Legislativo.

Segundo Ana Amélia, valorizar e estimular as mulheres filiadas a partidos políticos são algumas das iniciativas capazes de aumentar a participação feminina na política. Para intensificar o debate na Casa, as senadoras acertaram a implantação de campanha de sensibilização e convencimento dos senadores de todos os partidos. A primeira ação tem como foco as mídias sociais de forma indistinta, com veiculação de vídeos das próprias parlamentares, assim como de senadores e lideranças políticas favoráveis à proposta.

Vanessa Grazziotin defendeu a intensificação dos trabalhos junto à sociedade e sugeriu a elaboração de um folder sobre a importância do apoio à representação feminina na política. Segundo ela, a publicação seria distribuída às lideranças políticas nos estados, no formato perguntas e respostas.

A parlamentar também anunciou o lançamento da campanha Mais Mulheres na Política, a reforma que o Brasil precisa, nos estados de Sergipe e Goiás, para o mês de agosto.

Fonte: Agência Senado e Assessoria de Imprensa


Mais notícias:

Hoje
O Brasil é uma nação sem consciência da sua própria grandeza e das riquezas presentes em seu território. A afirmação foi feita pelo comandante do Exército, general Eduardo Villas Bôas, em audiência pública nesta quinta-feira (22) na Comissão…

21 de jun
Ana Amélia questiona decisão de Fachin de retirar do juiz Moro investigação contra Lula
A senadora Ana Amélia (PP-RS) cobrou, nesta terça-feira (20), explicações do ministro do Supremo Tribunal Federal, Edson Fachin, sobre a decisão de retirar da 13ª Vara Federal de Curitiba, onde tramitam os processos da Operação Lava Jato sob…

CCJ votará PEC que altera processo de escolha de ministros do STF na próxima semana
A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) adiou, para a próxima semana, a votação de um conjunto de 12 propostas de emenda à Constituição (PECs) que modificam o processo de escolha dos ministros do Supremo…

Crise é gravíssima e exige responsabilidade dos líderes de todos poderes, alerta Ana Amélia
A senadora Ana Amélia (PP-RS) manifestou a sua preocupação com os desdobramentos da crise que o país atravessa, sobretudo quando a questão é analisada sob a ótica do funcionamento e autonomia das instituições e dos poderes…

Acompanhe NOSSO TRABALHO
nas redes sociais

Receba novidades e informações no seu e-mail