Senadoras debatem projetos para ampliar participação política

30/06/2015 - Geral


Para Ana Amélia, capacitar mulheres filiadas a partidos políticos ajuda a ampliar representatividade

Senadoras debatem projetos para ampliar participação política

A bancada feminina do Senado debateu nesta terça-feira (30), em Brasília, estratégias para ampliar a participação política das mulheres. O evento contou com a presença das senadoras Ana Amélia (PP-RS), Ângela Portela (PT-RR), Gleisi Hoffmann (PT-RR), Lucia Vânia (Sem Partido-GO), Lídice Da Mata (PSB-BA), Maria do Carmo (DEM-SE), Marta Suplicy (Sem Partido-SP), Simone Tebet (PMDB-MS), Vanessa Graziottin (PCdoB-AM) e da deputada federal Jô Moraes (PCdoB-MG).

O projeto de cotas para mulheres no Congresso Nacional está entre as propostas legislativas que as parlamentares querem incluir nas discussões sobre a reforma política. As parlamentares foram unânimes ao afirmar que o texto final da reforma política a ser aprovado pelo Senado precisa garantir o aumento da representação das mulheres nos três níveis do Poder Legislativo.

Segundo Ana Amélia, valorizar e estimular as mulheres filiadas a partidos políticos são algumas das iniciativas capazes de aumentar a participação feminina na política. Para intensificar o debate na Casa, as senadoras acertaram a implantação de campanha de sensibilização e convencimento dos senadores de todos os partidos. A primeira ação tem como foco as mídias sociais de forma indistinta, com veiculação de vídeos das próprias parlamentares, assim como de senadores e lideranças políticas favoráveis à proposta.

Vanessa Grazziotin defendeu a intensificação dos trabalhos junto à sociedade e sugeriu a elaboração de um folder sobre a importância do apoio à representação feminina na política. Segundo ela, a publicação seria distribuída às lideranças políticas nos estados, no formato perguntas e respostas.

A parlamentar também anunciou o lançamento da campanha Mais Mulheres na Política, a reforma que o Brasil precisa, nos estados de Sergipe e Goiás, para o mês de agosto.

Fonte: Agência Senado e Assessoria de Imprensa


Mais notícias:

14 de dez
Senado aprova 'critério de simplicidade' em ações criminais
O Plenário aprovou nesta quinta-feira (14) o projeto de lei da Câmara (PLC)21/2016, que prevê o critério da simplicidade como orientador em ações de natureza criminal. A simplicidade pressupõe que os processos devem reunir materiais essenciais, adotando linguagem clara e acessível às partes. Para…

13 de dez
Senadora Ana Amélia recebeu 120 premiações em sete anos de mandato
Desde que assumiu o mandato no Senado, em fevereiro de 2011, após ter sido eleita com 3,4 milhões de votos dos gaúchos, no ano anterior, a senadora Ana Amélia (Progressistas-RS) recebeu cerca de 120 premiações e homenagens, desde medalhas, placas e troféus…

Acompanhe NOSSO TRABALHO
nas redes sociais

Receba novidades e informações no seu e-mail