Senadora visita o Instituto de Cardiologia do Rio Grande do Sul

21/08/2015 - Saúde


Ana Amélia conheceu avanços tecnológicos da instituição e projeto de ampliação do hospital

Senadora visita o Instituto de Cardiologia do Rio Grande do Sul

Em visita ao Instituto de Cardiologia do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, nesta sexta-feira (21), a senadora Ana Amélia (PP-RS) conheceu alguns dos avanços tecnológicos em equipamentos e procedimentos utilizados nos atendimentos da Instituição. A parlamentar gaúcha também recebeu detalhes sobre o projeto de ampliação do hospital que, quando concluído, ampliará a capacidade de 240 para 530 leitos.

A senadora esteve acompanhada por integrantes da diretoria e do corpo técnico da instituição, liderada pelos médicos Ivo Nesralla, Rogério Sarmento Leite, Paulo Prates e Carlos Gotschall. Eles relataram a preocupante situação financeira, com a falta de repasses do poder público. Diretor-presidente do Instituto de Cardiologia, Nesralla destacou que a situação poderá se tornar inviável, caso a destinação de recursos não seja normalizada.

Durante a visita, Ana Amélia também esteve Rosa Lechtmann, 87 anos, e Rubens Barion, 88 anos, que foram submetidos a próteses aórticas e apresentam ótimas condições. A parlamentar conheceu ainda projetos para melhorar a qualidade de vida dos pacientes, como a galeria de belos quadros e o piano no hall do hospital, iniciativa de Nesralla, que é presidente da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa) paralelamente à atividade de cirurgião cardiovascular.

A senadora demonstrou seu orgulho com o trabalho desenvolvido pela instituição e disse compartilhar da apreensão dos dirigentes em relação à falta de repasses de recursos. Ana Amélia enfatizou que a situação financeira das instituições que atendem polo SUS é preocupante em todo o país.

No dia 2 de setembro, sessão temática do Senado debaterá a situação das Santas Casas e hospitais filantrópicos no país, que correm risco de fechar as portas devido às dívidas estimadas em mais de R$ 21 bilhões. O debate foi agendado pelo presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), após pedido feito pela senadora Ana Amélia, atendendo à solicitação dos representantes das Santas Casas.

Fonte: Assessoria de Imprensa


Na tribuna, Ana Amélia destaca visita ao Instituto de Cardiologia


Mais notícias:

Hoje
Projeto que agiliza pesquisa clínica avança na Câmara dos Deputados
O projeto que agiliza o processo de pesquisas clínicas no Brasil (PLS 200/2015) começa a tramitar na Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara dos Deputados. A matéria, de autoria da senadora Ana Amélia (Progressistas-RS) em conjunto com os senadores Waldemir Moka…

14 de dez
Aprovada validade nacional para receitas de medicamentos
O projeto que dá validade nacional às receitas médicas e odontológicas de medicamentos foi aprovado em definitivo pelo Congresso Nacional no último dia 6. A iniciativa passou pela Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados e agora segue para sanção presidencial. A senadora Ana…

Acompanhe NOSSO TRABALHO
nas redes sociais

Receba novidades e informações no seu e-mail