A senadora Ana Amélia (PP-RS) esteve nesta sexta-feira (25), em Porto Alegre, no Instituto do Câncer Infantil. A visita teve como objetivo conhecer o trabalho desenvolvido na instituição criada há 25 anos e doar o cheque de R$ 16 mil que a parlamentar recebeu como parte do prêmio Octávio Frias de Oliveira, iniciativa do Hospital do Câncer de São Paulo e do jornal Folha de S.Paulo, em função dos projetos e relatorias voltadas aos pacientes com câncer ao longo do seu mandato.
Na visita, a senadora destacou que, além de constatar a excelência no tratamento, chamou sua atenção a forma de trabalhar, não só por um voluntariado comprometido, mas, especialmente, pela preocupação dos dirigentes da instituição na área médica com o sistema de integração em rede. Essa troca de informações, explicaram os dirigentes, dará maior efetividade, melhores resultados, racionalização dos diagnósticos e tratamentos e economicidade, unindo esforços dos sistemas público e privado.
A iniciativa desenvolvida em rede pelo Instituto do Câncer Infantil, liderada pelo Dr. Algemir Brunetto e equipe, é referência e deverá ser implementada em outros Estados e no País. Áreas internacionais de tratamento e combate ao câncer já manifestaram interesse em acompanhar esse projeto.
— No Senado, daremos prioridade a esse tema com debates e elaboração de propostas legislativas que estimulem essa ideia da integração em rede. O câncer é a segunda doença que mais mata no Brasil depois dos problemas cardiovasculares — comentou a parlamentar.
Sobre a doação do dinheiro à entidade gaúcha, a senadora comentou que é um reconhecimento ao relevante trabalho na assistência a crianças e adolescentes com câncer, além do apoio às famílias e de desenvolver pesquisas para o avanço do tratamento contra a doença.
O instituto atende permanentemente 400 pacientes, de forma gratuita e o índice de recuperação é de 75%, acima da média estadual, de 45%.
A visita foi acompanhada por Lauro Quadros, presidente do Conselho e voluntário do Instituto, pelo coordenador médico Alejandro Arancibia e pela gerente institucional Valéria Foletto.
Fonte: Agência Senado e Assessoria de Imprensa
Acompanhe NOSSO TRABALHO
nas redes sociais
580.116
curtidas
369.269
seguidores
22.621
seguidores