Senadora solicita reativação do grupo parlamentar Brasil-Argentina

21/03/2017 - Relações Exteriores


Os dois países querem construir agenda bilateral de defesa sanitária e fitossanitária

Senadora solicita reativação do grupo parlamentar Brasil-Argentina

A senadora Ana Amélia (PP-RS) reuniu-se, nesta terça-feira (21), com o presidente da Comissão de Relações Exteriores (CRE), senador Fernando Collor (PTC-AL). A parlamentar gaúcha solicitou a reativação do grupo parlamentar Brasil-Argentina, que tem como finalidade incentivar e desenvolver as relações bilaterais entre os poderes Legislativos dos dois países.

Brasil e Argentina querem construir um Acordo Bilateral de Defesa Sanitária e Fitossanitária. Segundo Ana Amélia, a deflagração da operação Carne Fraca cria o momento oportuno para reativar as discussões sobre esta agenda.

— Os dois países são grandes produtores e exportadores de carne. Este é momento para fazermos esse esforço. Também conversarei sobre a reativação do grupo parlamentar com o embaixador do Brasil na Argentina, Sérgio Danese. Quanto mais a democracia se fortalece, mais os parlamentos podem colaborar no desenvolvimento de agendas de interesses comuns — disse.

Após o encontro, Ana Amélia apresentou na CRE um requerimento para colocar em votação a reativação do grupo parlamentar Brasil-Argentina. O documento também prevê a encomenda, junto ao Centro Brasileiro de Relações Internacionais (Cebri), de sugestões de pautas bilaterais.

O encontro com o presidente da CRE é um desdobramento da reunião entre a senadora Ana Amélia e o embaixador da Argentina no Brasil, Carlos Magariños, nesta segunda-feira (20). Eles também debateram outros temas de interesses comuns, entre eles projetos na área de logística, como pontes e energia.


Fonte: Assessoria de Imprensa


Mais notícias:

15/12/2017
Ana Amélia cumpre missão oficial a convite do governo japonês
Uma comitiva de sete parlamentares brasileiros visitou o Japão, de 9 a 16 de dezembro, com o intuito de aprofundar as relações com o país asiático e estabelecer um intercâmbio de informações com o alto escalão do governo japonês. A senadora Ana Amélia…

29/11/2017
Brasil e Argentina defendem 'harmonia' para barreiras comerciais
As agências de vigilância sanitária do Brasil e da Argentina devem revisar de forma conjunta e harmônica as barreiras não tarifárias que dificultam o comércio entre os dois países. A opinião é de senadores, deputados e especialistas que participaram nesta quarta-feira…

Acompanhe NOSSO TRABALHO
nas redes sociais

Receba novidades e informações no seu e-mail