Senadora pede cumprimento da portaria que permite renegociação dos empréstimos para compra de caminhões

04/08/2015 - Economia


Caminhoneiros gaúchos informaram à senadora que a norma não estão sendo cumpridas

Ana Amélia pede cumprimento da portaria que permite renegociação dos empréstimos para compra de caminhões

Na tribuna, nesta terça-feira (4), a senadora Ana Amélia (PP-RS) relatou a reclamação que recebeu de caminhoneiros do Rio Grande do Sul em relação à portaria do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) que facilita a renegociação dos empréstimos da Agência Especial de Financiamento Industrial (Finame) destinados à compra de caminhões. Conforme informaram os caminhoneiros que fizeram contato com o gabinete, a medida não está sendo respeitada pelos bancos privados.

Segundo a senadora, devido à crise, houve queda no frete e na receita, por isso, muitos caminhoneiros não estão conseguindo pagar as parcelas do empréstimo. O transporte no estado está reduzido em 30% e a Associação Brasileira dos Caminhoneiros de Pelotas (RS), por exemplo, calcula que metade dos 400 associados está com dificuldades de pagar as prestações do Finame, disse Ana Amélia.

— A queda drástica do comércio, inclusive nas fronteiras do país, tem resultado em menor número de cargas para o transporte e, por isso, muitos caminhões estão com a atividade reduzida. Diversos caminhoneiros têm reclamado das limitações para o acesso ao crédito dos bancos mesmo após recorrer às instituições credenciadas, com toda a documentação em mãos e os critérios atualizados e regulamentados previstos na lei dos caminhoneiros — disse a senadora.

Fonte: Agência Senado e Assessoria de Imprensa


Mais notícias:

17 de abr
Modernização das leis trabalhistas é tema de debate promovido pelas federações das indústrias dos estados do Sul
No painel que debateu a modernização das leis trabalhistas, no 1º Fórum Sul Brasileiro de Relações do Trabalho, nesta segunda-feira (17), a senadora Ana Amélia (PP-RS) defendeu o fim da contribuição sindical obrigatória para empresários e…

30 de mar
Sindicato apresenta estudo sobre impacto da correção das tabelas do Imposto de Renda na economia
Um estudo inédito realizado pelo Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis do Rio Grande do Sul (Sescon-RS) e a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) revela que, dos R$ 97 bilhões arrecadados pelo…

Ana Amélia pede agilidade na liberação de recursos do Proex
Em discurso na tribuna nesta quarta-feira (29), a senadora Ana Amélia (PP-RS) cobrou do governo mais agilidade em relação às operações do Programa de Financiamento às Exportações do Governo Federal (Proex). A morosidade nos processos tem prejudicado exportadores brasileiros, disse a parlamentar, lembrando…

Acompanhe NOSSO TRABALHO
nas redes sociais

Receba novidades e informações no seu e-mail