Senadora pede cumprimento da portaria que permite renegociação dos empréstimos para compra de caminhões

04/08/2015 - Economia


Caminhoneiros gaúchos informaram à senadora que a norma não estão sendo cumpridas

Ana Amélia pede cumprimento da portaria que permite renegociação dos empréstimos para compra de caminhões

Na tribuna, nesta terça-feira (4), a senadora Ana Amélia (PP-RS) relatou a reclamação que recebeu de caminhoneiros do Rio Grande do Sul em relação à portaria do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) que facilita a renegociação dos empréstimos da Agência Especial de Financiamento Industrial (Finame) destinados à compra de caminhões. Conforme informaram os caminhoneiros que fizeram contato com o gabinete, a medida não está sendo respeitada pelos bancos privados.

Segundo a senadora, devido à crise, houve queda no frete e na receita, por isso, muitos caminhoneiros não estão conseguindo pagar as parcelas do empréstimo. O transporte no estado está reduzido em 30% e a Associação Brasileira dos Caminhoneiros de Pelotas (RS), por exemplo, calcula que metade dos 400 associados está com dificuldades de pagar as prestações do Finame, disse Ana Amélia.

— A queda drástica do comércio, inclusive nas fronteiras do país, tem resultado em menor número de cargas para o transporte e, por isso, muitos caminhões estão com a atividade reduzida. Diversos caminhoneiros têm reclamado das limitações para o acesso ao crédito dos bancos mesmo após recorrer às instituições credenciadas, com toda a documentação em mãos e os critérios atualizados e regulamentados previstos na lei dos caminhoneiros — disse a senadora.

Fonte: Agência Senado e Assessoria de Imprensa


Mais notícias:

19/12/2018
Aprovado projeto que estabelece critérios de tributação para combater concorrência desleal e sonegação
A Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor (CTFC) aprovou, nesta quarta-feira (19), o Projeto de Lei do Senado (PLS) 284/2017-complementar que estabelece critérios especiais de tributação, com o objetivo de prevenir desequilíbrios…

12/12/2018
Ministro do STF confirma manterá suspensão da dívida do RS
A senadora Ana Amélia (Progressistas-RS) acompanhou, nesta quarta-feira (12), o governador eleito do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, em audiência com o ministro do STF Marco Aurélio Mello. No encontro para tratar sobre as dívidas do Estado com a União,…

Acompanhe NOSSO TRABALHO
nas redes sociais

Receba novidades e informações no seu e-mail