Na tribuna, nesta terça-feira (4), a senadora Ana Amélia (PP-RS) relatou a reclamação que recebeu de caminhoneiros do Rio Grande do Sul em relação à portaria do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) que facilita a renegociação dos empréstimos da Agência Especial de Financiamento Industrial (Finame) destinados à compra de caminhões. Conforme informaram os caminhoneiros que fizeram contato com o gabinete, a medida não está sendo respeitada pelos bancos privados.
Segundo a senadora, devido à crise, houve queda no frete e na receita, por isso, muitos caminhoneiros não estão conseguindo pagar as parcelas do empréstimo. O transporte no estado está reduzido em 30% e a Associação Brasileira dos Caminhoneiros de Pelotas (RS), por exemplo, calcula que metade dos 400 associados está com dificuldades de pagar as prestações do Finame, disse Ana Amélia.
— A queda drástica do comércio, inclusive nas fronteiras do país, tem resultado em menor número de cargas para o transporte e, por isso, muitos caminhões estão com a atividade reduzida. Diversos caminhoneiros têm reclamado das limitações para o acesso ao crédito dos bancos mesmo após recorrer às instituições credenciadas, com toda a documentação em mãos e os critérios atualizados e regulamentados previstos na lei dos caminhoneiros — disse a senadora.Fonte: Agência Senado e Assessoria de Imprensa
Acompanhe NOSSO TRABALHO
nas redes sociais
580.116
curtidas
359.521
seguidores
22.621
seguidores