Senadora participa do 2º Fórum Nacional de Produtos para a Saúde no Brasil

18/08/2015 - Saúde


Ana Amélia destacou ações parlamentares para melhorar o atendimento a pacientes

Senadora participa do 2º Fórum Nacional de Produtos para a Saúde no Brasil

Representantes dos Poderes Executivo e Legislativo, da comunidade acadêmica e da sociedade civil estiveram reunidos, nesta terça-feira (18), no 2º Fórum Nacional de Produtos para Saúde no Brasil. A senadora Ana Amélia (PP-RS) participou do debate, no Interlegis, sobre os produtos para saúde e a importância do setor para o atendimento dos pacientes no país.

A parlamentar gaúcha participou da mesa de abertura, ao lado dos deputados federais Odorico Monteiro (PT-CE) e Geraldo Resende (PMDB-MS), o diretor-presidente da Aliança Brasileira da Indústria Inovadora em Saúde (Abiis), Carlos Eduardo Gouvêa, e o secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, Adriano Massuda. A abertura foi feita pela presidente do Instituto Brasileiro de Ação Responsável, Clementina Moreira Alves.

Em sua fala, Ana Amélia ressaltou a necessidade de pesquisa e investimento para melhorar a saúde. Além disso, destacou ações legislativas, entre elas o projeto (PLS 17/2015) para regular o mercado de órteses e próteses, evitando fraudes como as reveladas no começo deste ano pela imprensa, e a proposta (PLS 200/2015) para agilizar as pesquisas clínicas no País.

O evento também teve o lançamento do livro “Saúde 4.0: Propostas para impulsionar o Ciclo das Inovações em Dispositivos Médicos no Brasil”. O documento, fundamentado no conceito 4.0, de autoria da Abiis, traz 25 propostas para aprimorar as fases do ciclo de vida de um dispositivo médico.

Produtos para Saúde no Brasil

Os chamados produtos para saúde - desde parafusos para implantes ortopédicos até sofisticados equipamentos de diagnóstico -, são utilizados na realização de procedimentos médicos, odontológicos e fisioterápicos, bem como no diagnóstico, tratamento, reabilitação ou monitoração de pacientes. Esse setor ocupa hoje lugar de destaque na economia brasileira. O Brasil é o sétimo mercado mundial em produtos para a saúde e o setor responde por cerca de 5% do total de gastos do país com a saúde. Com um faturamento na ordem de US$ 11,7 bilhões em 2014, gera 0,6% do PIB Brasileiro.

Senadora participa do 2º Fórum Nacional de Produtos para a Saúde no Brasil

Fonte: Agência Senado e Assessoria de Imprensa


Mais notícias:

18 de out
Ações apoiadas pelo Fundo Nacional de Saúde receberão emendas da CAS
A Comissão de Assuntos Sociais (CAS), nesta quarta-feira (18), aprovou quatro emendas de apropriação e uma de remanejamento ao Projeto de Lei Orçamentária de 2018 (PLN 20/2017). Com 260 propostas protocoladas, o relator das emendas na CAS adotou como critério a aglutinação…

Santa Casa de Porto Alegre celebra 241 anos
Na tribuna do Senado nesta quarta-feira (18), a senadora Ana Amélia (PP-RS) comemorou a celebração dos 241 da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre. Situado no coração da capital Gaúcha, o complexo hospitalar atende pacientes de todo o do Rio…

17 de out
Especialistas defendem uso de ozonioterapia para tratamento terapêutico
A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) promoveu, nesta terça-feira (18), audiência pública sobre o Projeto de Lei do Senado (PLS) 227/2017, que autoriza a prescrição da ozonioterapia em todo o país. Defensores da ozonioterapia – aplicação de ozônio e oxigênio com finalidade terapêutica…

Acompanhe NOSSO TRABALHO
nas redes sociais

Receba novidades e informações no seu e-mail