Senadora participa da abertura do 43º Festival de Cinema de Gramado

07/08/2015 - Geral


Ana Amélia destacou a necessidade de ações legislativas para garantir recursos ao setor cultural

Senadora participa da abertura do 43º Festival de Cinema de Gramado

Embalados por trilhas sonoras famosas do cinema internacional – como os temas dos filmes Pantera Cor de Rosa, Indiana Jones e 007 –, executadas ao vivo pela Orquestra Sinfônica de Gramado, autoridades participaram da abertura do 43º Festival de Cinema de Gramado, nesta sexta-feira (7).

A senadora Ana Amélia (PP-RS) enfatizou que o Festival é um dos principais eventos culturais do país e recordou sua breve carreira de atriz, ainda na juventude, no filme “Não Aperta Aparício”. A parlamentar gaúcha ressaltou que trabalhará pela reforma da Lei Rouanet, dos direitos autorais e pela PEC 150, para garantir recursos à cultura brasileira.

– São reivindicações do setor cultural que certamente ajudarão a impulsionar a economia criativa em nosso país – afirmou Ana Amélia.

O presidente da empresa pública de eventos do município, a Gramadotur, João Pedro Till, utilizou a figura do Kikito – marca registrada da cidade – para ilustrar o caráter do festival. O primeiro, entregue em 1973, era de madeira, ao passo que nos dias atuais o troféu é confeccionado em bronze.

– Ele significa a resistência e a confiança do Festival de Cinema de Gramado, com o qual reiteramos nosso compromisso – assinalou.

Já o secretário nacional do Audiovisual, Pola Ribeiro – que representou o ministro da Cultura, Juca Ferreira, na cerimônia – recordou que ao longo de sua trajetória, o evento auxiliou a consolidar uma imagem da cinematografia nacional.

– O cinema brasileiro tem um problema de comunicação no seu DNA e o festival de Gramado permitiu que o público se veja e se entenda através dos filmes que passaram ao longo de tantos anos aqui na Serra Gaúcha – elogiou.

Sobre a permanência do festival, ele foi explícito:

– Aos 43 anos, Gramado não dá sinais de desgaste. Pelo contrário, se reinventa a partir da inserção de produções latino-americanas e dá um passo importante na construção de uma verdadeira integração entre os países do nosso continente.

Comandante maior das políticas voltadas à difusão da arte no Rio Grande do Sul, o secretário de estadual da Cultura, Victor Hugo, destacou o festival como uma importante alavanca de desenvolvimento.

– No governo, temos uma missão de impulsionar iniciativas da chamada economia da cultura, como é o caso desta festa que tanta alegria nos dá – pontuou.

Foi também esse o ponto lembrado pelo prefeito de Gramado, Nestor Tissot, que acrescentou ainda a dimensão social do evento.

– O Educavídeo é a centelha vitoriosa que garante a continuidade deste festival celebrou.

O Festival

O 43º Festival de Cinema de Gramado é uma realização do Ministério da Cultura e da Gramadotur e uma promoção da Prefeitura Municipal de Gramado. Tem patrocínio da Oi, BNDES, Stella Artois e Petrobras, e copatrocínio do Banrisul. Apoio especial: DUOCASA. Apoio: Oi Futuro, Nikon, Caracol Chocolates, Snowland, Cristais de Gramado, PRAT-K, Stemac, CiaRio, O2 PÓS, Canal Brasil, TVCOM, RBSTV, Revista de Cinema, TVE, Hotel Serra Azul e Unimed. Apoio institucional: Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, ACCIRS, APTC, Fundacine, IECINE, SIAV E Corsan. Transportadora oficial: Avianca. Agência oficial: Vento Sul. Agente Cultural: AM Produções. Promoção: Prefeitura de Gramado. Financiamento do Pró-Cultura RS, Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Realização: Gramadotur, Ministério da Cultura, Governo Federal, Brasil Pátria Educadora.

Com informações da assessoria do 43º Festival de Cinema de Gramado


Fonte: Assessoria de Imprensa


Mais notícias:

20 de abr
Parlamento deve combater a corrupção antes de votar o abuso de autoridade, diz Ana Amélia
A senadora Ana Amélia (PP-RS) alertou, nesta quinta-feira (20), que antes de votar abuso de autoridade, o que deve ser combatido é o abuso de corrupção no país. A afirmação foi feita pela parlamentar ao comentar o projeto…

19 de abr
Ana Amélia prestigia cerimônia do Dia do Exército, em Brasília
Nesta quarta-feira (19), a senadora Ana Amélia (PP-RS) prestigiou a cerimônia de comemoração do Dia do Exército, no Quartel General, em Brasília. Há 369 anos a data é comemorada em lembrança à batalha dos Guararapes. Durante o evento, que contou com…

Mobilização de senadores impede votação do projeto de abuso de autoridade na CCJ
A mobilização de senadores contrários a pontos do projeto de lei que trata do abuso de autoridade, entre eles a senadora Ana Amélia (PP-RS), foi fundamental para impedir a votação da matéria na Comissão de Constituição e Justiça do Senado…

Acompanhe NOSSO TRABALHO
nas redes sociais

Receba novidades e informações no seu e-mail