Senadora manifesta preocupação dos calçadistas em audiência com ministro da Casa Civil

27 de mar - Economia


Redução do imposto para importação e reoneração da folha serão prejudiciais ao setor

Ana Amélia manifesta preocupação dos calçadistas em audiência com ministro da Casa Civil

As preocupações do setor calçadista com a possibilidade de redução do imposto para importação de calçados esportivos e com a reoneração da folha foram abordadas pela senadora Ana Amélia (Progressistas-RS), nesta terça-feira (27), no Senado, em audiência pública com o ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha.

A parlamentar gaúcha falou dos riscos que essas medidas podem trazer à indústria nacional, entre eles a possibilidade de demissões no setor que emprega diretamente 300 mil trabalhadores. O tema também foi levado à tribuna do Senado pela parlamentar.

- Seria penalizar um setor industrial importante e impactar negativamente nesse momento de recuperação econômica. Não podemos permitir que isso aconteça. O governo precisa olhar com atenção essa questão - disse a senadora.

Ao responder à senadora, o ministro Eliseu Padilha informou que esteve reunido na semana passada com representantes dos calçadistas e que uma sugestão para proteger o setor em relação ao calçado esportivo importado está sendo analisada pelo Ministério da Fazenda. Sobre a reoneração, lembrou que o projeto que tramita na Câmara ainda está ganhando “cores finais”, mas que podem ocorrer alguns vetos, deixando em aberta a possibilidade de não prejudicar o setor. O projeto ainda será votado pela Câmara e depois irá ao Senado, onde a senadora Ana Amélia novamente se posicionará em defesa dos calçadistas.

A política de desoneração da folha de pagamento, proposta em 2011, teve como objetivo estimular a competitividade de setores mais intensivos em mão de obra. Lideranças do setor já declararam que como a atividade produtora de calçados é intensiva em mão de obra, a alteração pode custar muito alto para o setor. O produto fabricado no Brasil é exportado para mais de 150 países.

Ana Amélia também está propondo audiência pública nas comissões do Senado para debater as questões relacionadas à indústria calçadista. A data da reunião será definida em abril. 


Fonte: Agência Senado e Assessoria de Imprensa


Ana Amélia manifesta preocupação dos calçadistas em audiência com ministro da Casa Civil


Mais notícias:

1 de nov
Senado aprova projeto para desenvolvimento da metade sul do Rio Grande do Sul
O Senado aprovou, nesta quarta-feira (31), por unanimidade — 53 votos favoráveis — o projeto que autoriza a criação de uma região integrada para o desenvolvimento da Metade Sul do Rio Grande do Sul. A ideia é definir…

10 de ago
Ana Amélia é contra aumento de salário para ministros e parlamentares
A decisão tomada pela maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal de conceder reajuste em seus próprios vencimentos, a partir do ano que vem, em 16,38%, "é inoportuna e provoca um preocupante efeito-cascata nas despesas públicas. O alerta foi feito…

Acompanhe NOSSO TRABALHO
nas redes sociais

Receba novidades e informações no seu e-mail