No dia Nacional de Combate ao Câncer, nesta terça-feira (27), a senadora Ana Amélia (Progressistas-RS) falou sobre duas leis de sua autoria nesta área. Uma delas, considerada pela parlamentar uma das iniciativas mais importantes do mandato, exige que os planos de saúde paguem o tratamento dos clientes com câncer com remédios de uso oral, em vigor há mais de quatro anos.
Outra lei citada pela senadora é a que obriga o SUS a oferecer aparelhos adaptados para a mamografia em mulheres com deficiência, sancionada há cerca de dois anos. A parlamentar também lembrou do projeto de lei para desburocratizar as pesquisas clínicas com novos medicamentos, que irá beneficiar pacientes de doenças como câncer e Alzheimer.
A parlamentar lembrou que, anualmente, 600 mil novos casos de câncer são registrados no país. Disse ainda que estamos entrando na era dos medicamentos biológicos, que são “muito mais adaptados à natureza humana” do que os medicamentos sintéticos, e que terão uma eficácia muito mais garantida no tratamento do câncer.
Relatorias
Ana Amélia também relatou leis importantes já em vigor nesta área. Entre elas, a lei que prevê a reparação da mama na mesma cirurgia para retirada do tumor, pelo SUS e a lei dos 60 dias para o início do tratamento do câncer, a partir do diagnóstico, também pelo SUS.
Fonte: Agência Senado e Assessoria de Imprensa
Acompanhe NOSSO TRABALHO
nas redes sociais
580.116
curtidas
369.345
seguidores
22.621
seguidores