Senadora destaca leis voltadas aos pacientes com câncer ao falar sobre dia nacional de combate à doença

27 de nov - Saúde


Parlamentar é autora de duas iniciativas em vigor

Ana Amélia destaca leis voltadas aos pacientes com câncer ao falar sobre dia nacional de combate à doença

No dia Nacional de Combate ao Câncer, nesta terça-feira (27), a senadora Ana Amélia (Progressistas-RS) falou sobre duas leis de sua autoria nesta área. Uma delas, considerada pela parlamentar uma das iniciativas mais importantes do mandato, exige que os planos de saúde paguem o tratamento dos clientes com câncer com remédios de uso oral, em vigor há mais de quatro anos.

Outra lei citada pela senadora é a que obriga o SUS a oferecer aparelhos adaptados para a mamografia em mulheres com deficiência, sancionada há cerca de dois anos. A parlamentar também lembrou do projeto de lei para desburocratizar as pesquisas clínicas com novos medicamentos, que irá beneficiar pacientes de doenças como câncer e Alzheimer.

A parlamentar lembrou que, anualmente, 600 mil novos casos de câncer são registrados no país. Disse ainda que estamos entrando na era dos medicamentos biológicos, que são “muito mais adaptados à natureza humana” do que os medicamentos sintéticos, e que terão uma eficácia muito mais garantida no tratamento do câncer.

Relatorias

Ana Amélia também relatou leis importantes já em vigor nesta área. Entre elas, a lei que prevê a reparação da mama na mesma cirurgia para retirada do tumor, pelo SUS e a lei dos 60 dias para o início do tratamento do câncer, a partir do diagnóstico, também pelo SUS.


Fonte: Agência Senado e Assessoria de Imprensa


Ana Amélia cita leis de sua autoria ao falar sobre o Dia Nacional de Combate ao Câncer


Mais notícias:

13 de dez
Porto Alegre recebe R$ 3,2 milhões para investimentos em saúde através de emendas da senadora Ana Amélia
Foi anunciada nesta quinta-feira (13) em evento no Paço Municipal, a destinação R$ 3,2 milhões para a saúde de Porto Alegre. Os recursos são provenientes de emendas parlamentares do gabinete da senadora Ana Amélia (Progressistas-RS).…

Conselho Regional de Farmácia entrega placa em reconhecimento ao trabalho da senadora
A vice-presidente do Conselho Regional de Farmácia do RS, Letícia Raupp, e os assessores institucionais Everton Borges e Zelma Padilha entregaram à senadora Ana Amélia (Progressistas-RS) uma placa de agradecimentos aos serviços prestados na área da saúde durante o mandato,…

6 de dez
Ana Amélia recebe prêmio por atuação na área da saúde
Na cerimônia em comemoração aos dez anos de atividades, nesta quinta-feira (06), o Instituto Lado a Lado pela Vida homenageou a senadora Ana Amélia (Progressistas-RS) pela sua atuação parlamentar na área de…

Acompanhe NOSSO TRABALHO
nas redes sociais

Receba novidades e informações no seu e-mail