Senadora defende projeto que desburocratiza pesquisas clínicas com novos medicamentos

15/12/2015 - Saúde


Ana Amélia participou, nesta terça-feira (15), do 7º Fórum Nacional sobre Medicamentos no Brasil

Senadora defende projeto que desburocratiza pesquisas clínicas com novos medicamentos

No 7º Fórum Nacional sobre Medicamentos no Brasil, nesta terça-feira (15), a senadora Ana Amélia (PP-RS) destacou que a pesquisa clínica é um dos principais desafios para ampliar o acesso a novos medicamentos. Os debates com autoridades e especialistas foram realizados no auditório do Interlegis.

Durante sua participação, a parlamentar gaúcha destacou que o Brasil está defasado no setor de pesquisas com novos medicamentos, ocupando um dos piores lugares no ranking mundial. Desta forma, muitos pacientes ficam impedidos de acessar tratamentos modernos e eficazes. Ana Amélia ressaltou o exemplo da fosfoetanolamina sintética, substância que pacientes relatam ter resultados expressivos contra o câncer, mas que ainda não tem pesquisa formal.

A senadora enfatizou que para desburocratizar o processo de pesquisas, apresentou, juntamente com os senadores Waldemir Moka (PMDB-MS) e Walter Pinheiro (PT-BA), o projeto (PLS 200/2015). A iniciativa, que partiu do relato de um paciente de Ijuí (RS) sobre a longa demora dos protocolos de pesquisa no país, já foi aprovada na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) e agora está em análise pela Comissão de Ciência e Tecnologia (CCT) do Senado.

Fonte: Assessoria de Imprensa


Mais notícias:

18/12/2017
Projeto que agiliza pesquisa clínica avança na Câmara dos Deputados
O projeto que agiliza o processo de pesquisas clínicas no Brasil (PLS 200/2015) começa a tramitar na Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara dos Deputados. A matéria, de autoria da senadora Ana Amélia (Progressistas-RS) em conjunto com os senadores Waldemir Moka…

14/12/2017
Aprovada validade nacional para receitas de medicamentos
O projeto que dá validade nacional às receitas médicas e odontológicas de medicamentos foi aprovado em definitivo pelo Congresso Nacional no último dia 6. A iniciativa passou pela Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados e agora segue para sanção presidencial. A senadora Ana…

Acompanhe NOSSO TRABALHO
nas redes sociais

Receba novidades e informações no seu e-mail