Mais de mil produtores rurais de todo o Brasil estiveram em Brasília, nesta quarta-feira (3), para debater o Fundo de Assistência ao Trabalhador Rural, Funrural. A audiência, organizada pelas comissões de Agricultura do Senado e da Câmara dos Deputados, reuniu parlamentares e diversas lideranças do setor tanto do Rio Grande do Sul quando de outros estados brasileiros.
A recente decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que declarou, no último dia 30, constitucional a cobrança do Funrural, desagradou os produtores. A senadora Ana Amélia (PP-RS) frisou que a demora do STF no julgamento do processo trouxe um passivo quase impagável aos agricultores. A estimativa do setor é que o valor que deixou de ser pago desde 2011, quando o STF entendeu a cobrança como inconstitucional, ultrapassaria os R$ 7 bilhões.
— Para este problema existem apenas dois caminhos: a política, com um prazo mais curto, e a justiça, mais longo. Um prazo que nenhum agricultor pode esperar - declarou Ana Amélia.
Ana Amélia frisou também que embora haja avanços na área de tecnologia e de produção, e que o agro represente geração de emprego e superávit econômico, ainda há dificuldade no Brasil em avançar na defesa dos agricultores.
Fonte: Assessoria de Imprensa
Acompanhe NOSSO TRABALHO
nas redes sociais
580.116
curtidas
359.354
seguidores
22.621
seguidores