Senadora aponta riscos para os pomares brasileiros a partir da importação de pera da Coreia do Sul

14/02/2017 - Agricultura


Ana Amélia alertou para o risco da introdução do cancro europeu e pediu atenção do MAPA

Senadora aponta riscos para os pomares brasileiros

A senadora Ana Amélia (PP-RS) cobrou atenção do governo federal, nesta terça-feira (14), para as barreiras fitossanitárias. No Plenário do Senado, ela alertou que a produção de maçãs no Brasil corre o risco de ser prejudicada por causa da recente autorização concedida pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento para a importação de peras da Coreia do Sul.

De acordo com a parlamentar gaúcha, a Associação Brasileira de Produtores de Maça (ABPM) está preocupada com entrada de pragas, entre elas o Cancro Europeu das Pomáceas. Exótica no Brasil, a praga foi erradicada nos pomares no início dos anos 2000. Como grande parte das pragas da pera também atacam a maçã, o temos dos agricultores é de que a produção seja afetada.

— O risco de reintroduzir essa doença, o cancro europeu, nos pomares de maçãs é extremamente grave. Os produtores não queriam que fosse autorizada a importação de maçã da China, mas a autorização da importação de peras da Coreia tem um risco igual. A fruta tem a mesma possibilidade de reintroduzir o cancro europeu nos pomares de maçãs — alertou.

O Rio Grande do Sul e Santa Catarina produzem juntos 92% das maçãs brasileiras. A previsão na safra 2017 é de 1,1 milhão de toneladas de maçãs. O setor movimenta, com essa produção, R$ 6 bilhões por ano e gera 160 mil empregos diretos e indiretos. A área plantada dos pomares brasileiros é de 35 mil hectares

— Sei que o ministro Blairo Maggi leva em consideração as questões fitossanitárias na hora de tomar uma decisão dessa natureza. Nós queremos exportar mais para a Coreia do Sul e precisamos abrir algum espaço no mercado brasileiro para produtos coreanos, mas vamos abrir em outras áreas que não comprometam a sanidade dos pomares brasileiros — afirmou.

Fonte: Assessoria de Imprensa


Ana Amélia pede atenção do MAPA para evitar prejuízo aos produtores de maçã


Mais notícias:

11/12/2018
Senado aprova novo limite para compra de leite de pequenos agricultores
O Plenário aprovou emenda da Câmara dos Deputados ao projeto que estabelece um novo limite de aquisição de leite no âmbito do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) do governo federal (ECD 1/2018). Conforme o texto aprovado, o limite mínimo passa a…

05/12/2018
Aprovada urgência para projeto que garante compra mínima de leite de agricultores familiares
O Plenário vota na próxima terça-feira (11) o projeto que obriga o governo federal a realizar compras mínimas de leite produzido por agricultores familiares. O texto em pauta assegura a aquisição de pelo menos 35 litros por dia. O autor…

Acompanhe NOSSO TRABALHO
nas redes sociais

Receba novidades e informações no seu e-mail