Senadora aplaude decisão do ministro em suspender importação de leite do Uruguai

10 de out - Agricultura


Medida é fundamental para amenizar a crise enfrentada pelos produtores de leite brasileiros

Senadora aplaude decisão do ministro em suspender importação de leite do Uruguai

A decisão do Ministério da Agricultura de suspender por tempo indeterminado a importação de leite do Uruguai foi destacada pela senadora Ana Amélia (PP-RS) no Plenário do Senado, nesta terça-feira (10). O anúncio, feito pelo ministro Blairo Maggi, disse a senadora, é notícia de enorme relevância contra a crise que atinge os produtores de leite. O Rio Grande do Sul é a segunda maior cadeia produtiva do setor no país.

A decisão, segundo o ministro e representantes da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) visa estimular o mercado interno, que enfrenta séria crise, e vai ao encontro das reivindicações de laticínios dos principais Estados produtores, que vêm manifestando preocupações com a entrada de leite uruguaio.

A alegação é de que o leite uruguaio entra no mercado brasileiro a preços mais baixos que o produto interno. Com isso, acaba pressionando a cotação praticada no mercado local mesmo quando chega em menores quantidades, o que tem acontecido neste ano em relação a 2016.

— Essa é uma atividade importante economicamente e socialmente no Rio Grande do Sul e muitos produtores chegaram a pensar em abandonar a profissão em função da séria crise. Aplaudo a decisão do ministro da Agricultura — disse Ana Amélia.

O setor ainda aguarda resposta para o pedido de compras de leite em pó e UHT por parte do governo federal. Pede a aquisição de 50 mil toneladas do primeiro e 400 mil litros do segundo, o que, a considerar as referências da indústria, a conta pode chegar a R$ 1,6 bilhão.


Fonte: Agência Senado e Assessoria de Imprensa


Suspensão da importação de leite do Uruguai é medida importante para produtores gaúchos


Mais notícias:

19 de out
Ana Amélia sugere compra do excedente de leite para amenizar crise no setor
Na Comissão de Relações Exteriores (CRE) do Senado, nesta quinta-feira (19), a senadora Ana Amélia (PP-RS) sugeriu que a Agência Brasileira de Cooperação do Itamaraty ative, através dos acordos internacionais, a compra do excedente de leite e doe…

11 de out
No Plenário, Ana Amélia reforça reivindicação da cadeia produtiva do leite
No Plenário do Senado, nesta quarta-feira (11), a senadora Ana Amélia (PP-RS) destacou reivindicação importante aguardada pela cadeia produtiva do leite: a aquisição dos estoques excedentes pelo governo para reduzir a oferta no mercado interno e amenizar a crise no…

Acompanhe NOSSO TRABALHO
nas redes sociais

Receba novidades e informações no seu e-mail