Senadora aplaude decisão do ministro em suspender importação de leite do Uruguai

10/10/2017 - Agricultura


Medida é fundamental para amenizar a crise enfrentada pelos produtores de leite brasileiros

Senadora aplaude decisão do ministro em suspender importação de leite do Uruguai

A decisão do Ministério da Agricultura de suspender por tempo indeterminado a importação de leite do Uruguai foi destacada pela senadora Ana Amélia (PP-RS) no Plenário do Senado, nesta terça-feira (10). O anúncio, feito pelo ministro Blairo Maggi, disse a senadora, é notícia de enorme relevância contra a crise que atinge os produtores de leite. O Rio Grande do Sul é a segunda maior cadeia produtiva do setor no país.

A decisão, segundo o ministro e representantes da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) visa estimular o mercado interno, que enfrenta séria crise, e vai ao encontro das reivindicações de laticínios dos principais Estados produtores, que vêm manifestando preocupações com a entrada de leite uruguaio.

A alegação é de que o leite uruguaio entra no mercado brasileiro a preços mais baixos que o produto interno. Com isso, acaba pressionando a cotação praticada no mercado local mesmo quando chega em menores quantidades, o que tem acontecido neste ano em relação a 2016.

— Essa é uma atividade importante economicamente e socialmente no Rio Grande do Sul e muitos produtores chegaram a pensar em abandonar a profissão em função da séria crise. Aplaudo a decisão do ministro da Agricultura — disse Ana Amélia.

O setor ainda aguarda resposta para o pedido de compras de leite em pó e UHT por parte do governo federal. Pede a aquisição de 50 mil toneladas do primeiro e 400 mil litros do segundo, o que, a considerar as referências da indústria, a conta pode chegar a R$ 1,6 bilhão.


Fonte: Agência Senado e Assessoria de Imprensa


Suspensão da importação de leite do Uruguai é medida importante para produtores gaúchos


Mais notícias:

11/12/2018
Senado aprova novo limite para compra de leite de pequenos agricultores
O Plenário aprovou emenda da Câmara dos Deputados ao projeto que estabelece um novo limite de aquisição de leite no âmbito do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) do governo federal (ECD 1/2018). Conforme o texto aprovado, o limite mínimo passa a…

05/12/2018
Aprovada urgência para projeto que garante compra mínima de leite de agricultores familiares
O Plenário vota na próxima terça-feira (11) o projeto que obriga o governo federal a realizar compras mínimas de leite produzido por agricultores familiares. O texto em pauta assegura a aquisição de pelo menos 35 litros por dia. O autor…

Acompanhe NOSSO TRABALHO
nas redes sociais

Receba novidades e informações no seu e-mail