Durante reunião da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), senadora Ana Amélia fez críticas à inadimplência do Brasil junto ao Bureau Internacional de Exposições, organização internacional que regula as ações para promoção de exposições e feiras no mundo. Até 2017, o montante devido supera os 100 mil Euros, mais de R$ 400 mil, suspendendo o direito de voto do Brasil junto ao BIE.
- É lamentável, não é esse o primeiro caso que temos em organismos internacionais. Então, sem esse pagamento, o voto não terá validade, e isso precisa ser feito, esse pagamento, até novembro deste ano, previamente à votação. Então, estamos diante desse dilema. O esforço de trabalhar pela diplomacia parlamentar esbarra nessas circunstâncias burocráticas e financeiras - reclamou a parlamentar.
A cidade de Osaka no Japão é candidata a sede da EXPO 2025. As eleições para a escolha do país-sede serão realizadas em novembro deste ano de 2018 e o governo japonês conta com o voto do governo brasileiro em favor da candidatura japonesa. O presidente da CRE, Fernando Collor, informou que irá pedir informações à Presidência da República e ao Ministério das Relações Exteriores sobre a questão.
- É uma obrigação de um país como o Brasil, que, exercendo o multilateralismo e fazendo parte de vários organismos internacionais, tem no soft power que exerce a sua grande força. E o soft power necessita, pelo menos, da quitação dessas dívidas que o País tem em relação a esses organismos - endossou Collor.
Em 2017, um grupo de deputados, liderado pela Senadora Ana Amélia (PP-RS) visitou o Japão como parte do Progama Juntos, que prevê Intercâmbio entre Japão, América Latina e Caribe. Fazem parte do grupo os deputados Adilson Sachetti (PRB-MT), Geraldo Resende (PSDB/MS), Romulo Gouveia (PSD/PB), Vitor Lippi (PSDB/SP), Laercio Oliveira (PP/SE), Vanderlei Macris (PSDB/SP) e Mirella Suzuki, Assessora da Deputada Keiko Ota.
Grupo Parlamentar Brasil- Arábia Saudita
Na mesma reunião, a senadora Ana Amélia apresentou relatório favorável à criação do Grupo Parlamentar de Amizade Brasil- Arábia Saudita. Projeto de Resolução do Senado foi encaminhado com pedido de urgência para o plenário do Senado. Objetivo do grupo é incrementar integração entre os Parlamentos. Atualmente, a Arábia Saudita é o principal parceiro comercial do Brasil no Oriente Médio e no Norte da África, sendo o segundo maior fornecedor de petróleo ao Brasil, atrás apenas da Nigéria.
Fonte: Assessoria de Imprensa
Acompanhe NOSSO TRABALHO
nas redes sociais
580.116
curtidas
369.379
seguidores
22.621
seguidores