Senado vai homenagear instituições que preservam cultura e costumes gaúchos

20 de abr - Geral


Serão homenageados o 35 CTG, o Partenon Literário, a Sociedade Gaúcha de Lomba Grande e a Comissão Gaúcha de Folclore

Senado vai homenagear instituições que preservam cultura e costumes gaúchos

As tradições gaúchas serão tema de sessão especial, na segunda-feira (23), requerida pela senadora Ana Amélia (Progressistas-RS). A partir das 10 horas, senadores homenagearão, em Plenário, os 70 anos do 35 CTG, os 150 anos do Partenon Literário, os 80 anos da Sociedade Gaúcha de Lomba Grande e os 70 anos da Comissão Gaúcha de Folclore.

O 35 CTG é o primeiro centro de tradições gaúchas e recebeu o nome em homenagem ao início da Revolução Farroupilha, em 1835. Hoje, há quase 1,7 mil centros como esse em várias cidades brasileiras. Neles, os gaúchos cultuam e divulgam o folclore, a cultura, os costumes e a gastronomia do Rio Grande do Sul.

As demais homenagens serão a outras três organizações relacionadas à valorização da cultura gaúcha: o Partenon Literário, agremiação cultural criada em 1868, a Sociedade Gaúcha de Lomba Grande, uma das entidades tradicionalistas mais antigas do estado,  e a Comissão Gaúcha de Folclore, que incentiva e promove as manifestações das culturas populares tradicionais.

Fonte: Agência Senado e Assessoria de Imprensa


Mais notícias:

1 de nov
“É possível ser produtivo e zelar pelo uso do dinheiro público”, afirma Ana Amélia
A sociedade está cada vez mais vigilante no trabalho dos políticos, principalmente no uso de benefícios e produtividade. A senadora Ana Amélia (Progressistas-RS) foi à tribuna do Senado, nesta semana, para destacar que é possível zelar pelo…

30 de out
Estatais que dão prejuízo e não prestam serviço à população devem ser fechadas, diz Ana Amélia
Em discurso na tribuna nesta terça-feira (30), a senadora Ana Amélia (Progressistas-RS) disse que um dos caminhos para ajudar a resolver o dilema da falta de dinheiro nos cofres do governo aponta para as estatais,…

Acompanhe NOSSO TRABALHO
nas redes sociais

Receba novidades e informações no seu e-mail