— O debate temático terá a participação do ministro da Saúde, Artur Chioro, e do presidente do BNDES, Luciano Coutinho, pois uma das reivindicações é o acesso a empréstimos, como outros setores da economia vem recebendo. As Santas Casas correm risco de fechar as portas, o que agravaria a crise da assistência médico-hospitalar em todo o país — enfatizou Ana Amélia.
Participaram da reunião o vice-presidente da Confederação Nacional das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos (CMB), Maurício Dias, o presidente da Federação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos do Rio Grande do Sul, Francisco Ferrer, o provedor da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, Alfredo Englert, e o provedor da Santa Casa de Misericórdia de Marília, Milton Tédde.
O encontro na presidência do Senado foi uma das ações desta terça-feira em Brasília. A pauta de reivindicações da categoria foi entregue à presidente Dilma Rousseff pelo presidente da CMB, Edson Rogatti. O documento também foi levado ao ministro da Saúde, Artur Chioro. À tarde, em reunião da Frente Parlamentar de Apoio às Santas Casas e Hospitais Filantrópicos, cerca de 350 representantes de todo o país voltaram a destacar as dificuldades do setor.
As Santas Casas solicitam ações que viabilizem o saneamento econômico das entidades, garantam a manutenção do atendimento aos usuários e o funcionamento das entidades, que prestam atendimento hospitalar a milhares de brasileiros. O reajuste da tabela do SUS e recursos do BNDES, nos moldes feitos para recuperar outros setores da economia, também foram pedidos apresentados pelos representantes das entidades. Atualmente, a dívida das Santas Casas é estimada em mais de R$ 15 bilhões em todo o país.Foto: Jonas Pereira/Agência Senado
Fonte: Agência Senado e Assessoria de Imprensa
Mais notícias:
29/01/2019
A Organização Mundial da Saúde (OMS) definiu a data de 8 de
abril como o Dia Mundial de Combate ao Câncer, data criada pela com o objetivo de mobilizar a sociedade em
relação à prevenção da doença com hábitos…
13/12/2018
Foi anunciada nesta quinta-feira (13) em evento no Paço
Municipal, a destinação R$ 3,2 milhões para a saúde de Porto Alegre. Os
recursos são provenientes de emendas parlamentares do gabinete da senadora Ana
Amélia (Progressistas-RS).…
A vice-presidente do Conselho Regional de Farmácia do RS,
Letícia Raupp, e os assessores institucionais Everton Borges e Zelma Padilha
entregaram à senadora Ana Amélia (Progressistas-RS) uma placa de agradecimentos
aos serviços prestados na área da saúde durante o mandato,…
Acompanhe NOSSO TRABALHO
nas redes sociais
580.116
curtidas
369.370
seguidores
22.621
seguidores