Senado homenageia a Rede Vida nos 20 anos de sua fundação

21/05/2015 - Geral


Ana Amélia participou da sessão especial e destacou o trabalho da emissora católica

Senado homenageia a Rede Vida nos 20 anos de sua fundação

Em sessão especial realizada em Plenário nesta quinta-feira (21), em homenagem aos 20 anos da Rede Vida de Televisão, senadores saudaram o papel da emissora católica, por manter uma programação voltada ao conforto religioso e espiritual e à defesa dos direitos humanos e da justiça social. A senadora Ana Amélia (PP-RS) participou da sessão e destacou que a Rede Vida tem exaltado os valores humanos em respeito à vida, em um mundo globalizado e convulsionado pela radicalização.

— Fui jornalista por quase 40 anos. Por isso, fiz questão de participar da homenagem, hoje no Senado, aos 20 anos de fundação da Rede Vida. Destaquei minha admiração e meu respeito pelo grupo de comunicação que tem o compromisso com a verdade, o respeito e a defesa de valores essenciais à vida — declarou a senadora.

Além do senador Paulo Paim (PT-RS), autor do requerimento de homenagem, compuseram a Mesa os deputados federais Givaldo Carimbão (PROS-AL) e Marcos Reategui (PSC-AP); o fundador da Rede Vida, João Monteiro de Barros Filho; e o presidente da emissora, cardeal dom Orani João Tempesta. A sessão teve início com exibição de vídeo institucional sobre a história da emissora.

- A Rede Vida é uma emissora que prega o amor, que chega com a intenção de semear palavras simples e de contribuir com mudanças na linha da fraternidade e do amor. A história do catolicismo no Brasil e inseparável da história da evangelização, que remonta aos jesuítas do século 16, que tinham por missão pregar o evangelho e buscar a conversão dos povos aqui presentes. A evangelização também esteve presente na história da Rede Vida – afirmou Paim.

Entre os fatores que favoreceram a expansão da Rede Vida, Paim citou o incentivo do Vaticano à criação de emissoras católicas, ocorrida no papado de João Paulo II. O senador disse esperar que, por meio da emissora, a cultura cristã possa penetrar nos lares brasileiros, e formar a opinião pública em  consonância com o direito natural e os preceitos católicos relacionados à vida da Igreja.

João Monteiro de Barros Filho disse que a Rede Vida nasceu como um canal da família. E destacou que a homenagem prestada pelo Senado à emissora foi o maior presente que o canal recebeu em seus 20 anos de existência.

Dom Orani João Tempesta, por sua vez, disse manter a esperança de que, no meio de tantas vozes existentes na sociedade, a Rede Vida possa continuar levando a boa notícia para que as pessoas vivam mais, mantendo o respeito entre si, e ao mesmo tempo construindo uma pátria justa, solidária e fraterna. Ressaltou ainda que criação da emissora foi a concretização de um sonho, que veio ao encontro da necessidade do país e das pessoas de boa vontade, desejosas de ter uma opção que levasse aos lares os valores cristãos em seu substrato.

Atuação da emissora

Além de Paim, outros senadores revezaram-se na tribuna para destacar o trabalho da Rede Vida. Helio José (PSD-DF) saudou a atuação da emissora, e disse que o desafio de atrair patrocinadores foi vencido pela Rede Vida. Ele ressaltou que a rede, embora de programação eminentemente católica, oferece ainda ao público variadas opções de diversão e entretenimento, além de transmissões esportivas, jornalísticas e de grandes eventos nacionais.

Valdir Raupp (PMDB-RO) disse que a programação da Rede Viva valoriza a vida. Lembrou que essa é a maior rede de TV católica do mundo, conta com mais de 460 retransmissoras, que atinge mais de 1.500 municípios brasileiros em todos os estados.

Regina Sousa (PT-PI) exaltou o sucesso da Rede Vida, em um mercado oligopolizado e dominado por uma meia dúzia de grupos de comunicação. Oriunda dos movimentos sociais, ela disse dever à Igreja Católica a sua formação política, e acrescentou que a instituição deve aproveitar seu poder de mobilização em beneficio da sociedade.

Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN) disse que a Rede Vida se faz necessária pelo seu compromisso com os ensinamentos da Igreja com um mundo melhor, com a ética na política e com a ética na sociedade.

Aécio Neves (PSDB-MG) disse que a Rede Vida é um instrumento de comunicação que ajudará o Brasil a ser cada dia uma nação melhor. O senador ressaltou a trajetória da emissora, e disse que o seu trabalho é reconhecido não só no Brasil, mas no exterior. Em sua avaliação, a homenagem simboliza a importância que a rede tem para um Brasil a ser construído acima de partidos políticos e divergências pessoais, que não seja de um partido só, mas de todos os brasileiros.

Donizeti Nogueira (PT-TO) disse que a Rede Vida difunde valores e cultura, mas observou que não e fácil manter uma emissora sem maiores patrocínios, estes estando sempre voltados aos grandes conglomerados de comunicação social.

Eduardo Amorim (PSC-SE) também parabenizou a Rede Vida, por defender valores cristãos, e criticou a predominância do egoísmo e do individualismo nos dias atuais.

Edison Lobão (PMDB-MA) disse que a Rede Vida é um instrumento moderno através do qual o cristianismo deve ser espalhado por todas as latitudes do Brasil. A criação da emissora, afirmou, foi uma iniciativa generosa e corajosa da igreja de Cristo, seguramente abençoada por ele, para que pudesse lançar a sua palavra.


Fonte: Agência Senado e Assessoria de Imprensa


Mais notícias:

Hoje
Senado vai homenagear instituições que preservam cultura e costumes gaúchos
As tradições gaúchas serão tema de sessão especial, na segunda-feira (23), requerida pela senadora Ana Amélia (Progressistas-RS). A partir das 10 horas, senadores homenagearão, em Plenário, os 70 anos do 35 CTG, os 150 anos do Partenon Literário, os 80 anos da…

19 de abr
FAKE NEWS
"Para desviar o foco das mazelas dos líderes petistas e do vídeo da sua presidente, a esquerda tenta criar factoides para manipular a verdade. Em nenhum momento comparei a Al Jazeera, principal canal de comunicação no mundo árabe, com a Al Qaeda. A verdade está na íntegra do meu discurso."Confira…

Acompanhe NOSSO TRABALHO
nas redes sociais

Receba novidades e informações no seu e-mail