Senado Galeria inaugura exposição sobre mulheres que superaram o câncer de mama

06/10/2015 - Saúde


Iniciativa da Associação de Mulheres Mastectomizadas de Brasília (Recomeçar) tem apoio da senadora Ana Amélia

Senado Galeria inaugura exposição sobre mulheres que superaram o câncer de mama



A exposição Sempre Mulher, que integra o calendário de atividades da campanha Outubro Rosa contra o Câncer de Mama 2015, foi inaugurada nesta terça-feira (6) no Espaço Galeria do Senado. A mostra retrata 12 mulheres da Associação de Mulheres Mastectomizadas de Brasília (Recomeçar), Joana Jeker, com apoio da senadora Ana Amélia (PP-RS), que reservou o espaço para a mostra.

Com fotos de Graça Seligman, são apresentadas 12 mulheres que venceram o câncer, tiveram a mama reconstruída e agora dão exemplo de vida. Elas são apresentadas em imagens ao lado de breves depoimentos, numa abordagem positiva e de superação da doença. Na abertura da exposição, as fotografadas estavam presentes ao lado da parlamentar gaúcha, da senadora Regina Sousa (PT-PI), da deputada federal Érika Kokay (PT-DF), da diretora-geral do Senado, Ilana Trombka.

A senadora Ana Amélia ressaltou a importância da Lei 12.802/2013, relatada por ela, que obriga o Sistema Único de Saúde (SUS) a fazer a cirurgia plástica de reconstrução da mama no mesmo ato cirúrgico de retirada do câncer, quando houver condições médicas.

— Tenho orgulho de ter sido relatora da lei. O Outubro Rosa vem alertar as mulheres e os homens também, pois elas precisam ser apoiadas nesse momento tão complicado — afirmou a senadora.

Ana Amélia também é autora da Lei 12.880/2013, que obriga os planos de saúde a pagar o tratamento contra o câncer em casa, por via oral. A matéria foi aprovada pelo Congresso Nacional durante o Outubro Rosa de 2013. A parlamentar lembrou ainda da Lei 12.732/2012, do ex-senador Osmar Dias (PDT-PR), da qual foi relatora, que ao SUS o início do tratamento contra o câncer em, no máximo, 60 dias após o diagnóstico.

Durante o lançamento da exposição, Regina Sousa também ressaltou a importância de se prevenir a doença.

— Sabemos como o câncer é devastador. A gente sabe o significado da mama para uma mulher, e essa doença não destrói somente o corpo, mas também a alma feminina. Nós precisamos reforçar que é possível alcançar a cura e é preciso fazer a prevenção — defendeu.

Joana Jeker destacou a situação do Brasil, onde alguns estados ainda não têm atendimento oncológico e reforçou a importância de sensibilizar todos parlamentares para que cuidem das mulheres.

— Nós queremos com a exposição disseminar informações e quebrar tabus ainda existentes em torno do câncer de mama.

Senado Galeria inaugura exposição sobre mulheres que superaram o câncer de mama


Fonte: Agência Senado e Assessoria de Imprensa


Mais notícias:

14 de dez
Aprovada validade nacional para receitas de medicamentos
O projeto que dá validade nacional às receitas médicas e odontológicas de medicamentos foi aprovado em definitivo pelo Congresso Nacional no último dia 6. A iniciativa passou pela Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados e agora segue para sanção presidencial. A senadora Ana…

13 de dez
Senado aprova regulamentação da profissão de esteticista
O Senado aprovou nesta quarta-feira (13) a proposta que regulamenta a profissão de esteticista, dividida em estetacosmetólogo, com nível superior, e o técnico em estética. A regulamentação foi aprovada na forma de substitutivo ao Projeto de Lei da Câmara (PLC) 77/2016, que, após votação em turno…

Acompanhe NOSSO TRABALHO
nas redes sociais

Receba novidades e informações no seu e-mail