Senado debaterá alternativas à situação financeira das Santas Casas no dia 2 de setembro

19/08/2015 - Saúde


Senadora Ana Amélia intermediou agendamento a pedido de representantes das instituições de saúde

Senado debaterá alternativas à situação financeira das Santas Casas no dia 2 de setembro

Alternativas às dificuldades financeiras das Santas Casas e hospitais filantrópicos serão debatidas em sessão temática do Senado no dia 2 de setembro. O agendamento foi solicitado pela senadora Ana Amélia (PP-RS), após pedido dos representantes das instituições de saúde, e confirmado, durante a sessão desta quarta-feira (19), pelo presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL).

A sessão temática do Senado havia sido anunciada no dia 4 de agosto, em meio aos protestos de representantes das Santas Casas, em Brasília. Na ocasião, Renan Calheiros destacou que seriam convidados o ministro da Saúde, Artur Chioro, e o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho.

As Santas Casas solicitam ações que viabilizem o saneamento econômico e garantam o funcionamento das entidades, que prestam atendimento hospitalar a milhares de brasileiros. O reajuste da tabela do Sistema Único de Saúde (SUS) e recursos do BNDES, nos moldes feitos para recuperar outros setores da economia, também foram pedidos apresentados pelos representantes do setor. Atualmente, a dívida das Santas Casas é estimada em mais de R$ 21 bilhões em todo o país.

— Muitas Santas Casas correm o risco de fechar as portas, o que agravaria a crise da assistência médico-hospitalar em todo o país — enfatizou Ana Amélia.

Nesta quarta-feira, a senadora esteve reunida com o presidente da Confederação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos (CMB), Edson Rogatti, o diretor-geral da CMB, José Luiz Spigolon, e o diretor institucional da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, Júlio Dornelles de Matos. Após receber o pedido pela data da sessão temática, a parlamentar gaúcha reuniu outros senadores defensores do setor – Aloysio Nunes (PSDB-SP), Delcídio do Amaral (PT-MS), Ronaldo Caiado (DEM-GO) e Waldemir Moka (PMDB-MS) – e foi até Renan Calheiros, que então confirmou o debate para a primeira semana de setembro.

Financiamento

Em discurso nesta quinta-feira (20), Ana Amélia Ana Amélia destacou a importância das Santas Casas na prestação de serviços de saúde. E ressaltou que, em Porto Alegre, cerca de 70% dos atendimentos do SUS são feitos pela Santa Casa, com especialidades médicas que atendem inclusive a pacientes de outros estados.

A senadora propõe que o BNDES possa abrir linhas de crédito para as Santas Casas, lembrando que os clubes de futebol receberam um benefício fiscal que classificou de “extraordinário”. Para Ana Amélia, a área de saúde merece prioridade ainda maior.

— A gente sofre também no futebol, mas a gente sofre muito mais quando está doente e não tem hospital para ir. Esse é o sofrimento maior, e é especialmente a população pobre que precisa do atendimento do SUS — declarou a parlamentar gaúcha.

Senado debaterá alternativas à situação financeira das Santas Casas no dia 2 de setembro

Fonte: Assessoria de Imprensa


Senado debaterá alternativas à crise das santas casas em sessão dia 2 de setembro


Mais notícias:

6 de jun
Atuação do gabinete foi decisiva para garantir recursos para reforma de centro de tratamento de pacientes com câncer na região Noroeste
O Hospital de Caridade de Ijuí receberá R$ 800 mil para reformas e adequações no Centro de Alta Complexidade em Oncologia (CACON). Os recursos foram viabilizados com apoio da senadora…

Comissão aprova validade nacional para receitas de remédios controlados
As receitas de medicamentos controlados e manipulados poderão ter validade nacional. A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) aprovou, nesta quarta-feira (6), o substitutivo da Câmara dos Deputados (SCD) 4/2018 ao Projeto de Lei do Senado 325/2012, que define validade em todo o território nacional…

30 de mai
Ana Amélia visita um dos maiores centros de pesquisa de medicamentos biológicos do mundo
A convite do Instituto Lado a Lado pela Vida, que representa os interesses dos pacientes de câncer e outras doenças, a senadora Ana Amélia visitou o MedImmune/Astrazeneca, um dos maiores centros de pesquisa de medicamentos biológicos do mundo.…

Acompanhe NOSSO TRABALHO
nas redes sociais

Receba novidades e informações no seu e-mail