Senado debate realização do Censo Agropecuário na próxima quarta-feira

11/04/2017 - Agricultura


Presidente do IBGE, Paulo Rabello de Castro, participa de audiência na CRA

Senado debate realização do Censo Agropecuário na próxima quarta-feira

O Censo Agropecuário 2018 será tema de debate na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) na próxima quarta-feira (19). A audiência pública, requerida pela senadora Ana Amélia (PP-RS), contará com a presença do presidente do IBGE, Paulo Rabello de Castro.

Após 11 anos, a retomada do Censo Agropecuário possibilitará um estudo detalhado sobre as características e problemas da produção primária no país. No ano passado, durante gestão da senadora Ana Amélia como presidente da CRA, foram duas audiências para debater o tema, além da indicação de emenda orçamentária para a realização do censo.

— Com o censo vamos ter, de fato, uma radiografia da produção. Já temos conhecimento de problemas enfrentados por quem produz como logística, excessiva tributação e regras muito duras. A partir de uma avaliação real saberemos outros problemas do agro, podendo tomar decisões com base na realidade e em dados confiáveis — explica Ana Amélia.

De acordo com a Conab, o Brasil deve colher uma safra de 227 milhões e novecentas mil toneladas de grãos este ano, 22 % a mais que em 2016 (superando em 40 mil toneladas a safra passada).

As operações do 10º Censo Agropecuário do IBGE começam no início de outubro. Durante cinco meses, serão visitados mais de cinco milhões de estabelecimentos agropecuários em todo o país. Entre os temas devem ser levantadas informações sobre área, produção, irrigação, uso de agrotóxico e agricultura familiar. Segundo o IBGE, os dados começaram a ser divulgados em 2018.

Fonte: Agência Senado e Assessoria de Imprensa


Mais notícias:

11/12/2018
Senado aprova novo limite para compra de leite de pequenos agricultores
O Plenário aprovou emenda da Câmara dos Deputados ao projeto que estabelece um novo limite de aquisição de leite no âmbito do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) do governo federal (ECD 1/2018). Conforme o texto aprovado, o limite mínimo passa a…

05/12/2018
Aprovada urgência para projeto que garante compra mínima de leite de agricultores familiares
O Plenário vota na próxima terça-feira (11) o projeto que obriga o governo federal a realizar compras mínimas de leite produzido por agricultores familiares. O texto em pauta assegura a aquisição de pelo menos 35 litros por dia. O autor…

Acompanhe NOSSO TRABALHO
nas redes sociais

Receba novidades e informações no seu e-mail