Senado debate realização do Censo Agropecuário na próxima quarta-feira

11 de abr - Agricultura


Presidente do IBGE, Paulo Rabello de Castro, participa de audiência na CRA

Senado debate realização do Censo Agropecuário na próxima quarta-feira

O Censo Agropecuário 2018 será tema de debate na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) na próxima quarta-feira (19). A audiência pública, requerida pela senadora Ana Amélia (PP-RS), contará com a presença do presidente do IBGE, Paulo Rabello de Castro.

Após 11 anos, a retomada do Censo Agropecuário possibilitará um estudo detalhado sobre as características e problemas da produção primária no país. No ano passado, durante gestão da senadora Ana Amélia como presidente da CRA, foram duas audiências para debater o tema, além da indicação de emenda orçamentária para a realização do censo.

— Com o censo vamos ter, de fato, uma radiografia da produção. Já temos conhecimento de problemas enfrentados por quem produz como logística, excessiva tributação e regras muito duras. A partir de uma avaliação real saberemos outros problemas do agro, podendo tomar decisões com base na realidade e em dados confiáveis — explica Ana Amélia.

De acordo com a Conab, o Brasil deve colher uma safra de 227 milhões e novecentas mil toneladas de grãos este ano, 22 % a mais que em 2016 (superando em 40 mil toneladas a safra passada).

As operações do 10º Censo Agropecuário do IBGE começam no início de outubro. Durante cinco meses, serão visitados mais de cinco milhões de estabelecimentos agropecuários em todo o país. Entre os temas devem ser levantadas informações sobre área, produção, irrigação, uso de agrotóxico e agricultura familiar. Segundo o IBGE, os dados começaram a ser divulgados em 2018.

Fonte: Agência Senado e Assessoria de Imprensa


Mais notícias:

Hoje
CCJ aprova projeto que suspende a execução de dispositivos da lei que regulamenta a cobrança do Funrural
A CCJ do Senado aprovou nesta quarta-feira (23) , por unanimidade, projeto de resolução (PRS 13/2017)  que suspende dispositivos da lei que regulamenta a cobrança do Funrural. Em diversas regiões do país produtores rurais fizeram protestos…

21 de ago
Diretor do DNIT acredita que pavimentação da BR-153 pode sair em 2019
O diretor nacional do Dnit, Valter Casimiro de Abreu, sinalizou, nesta segunda-feira (21) a possibilidade de incluir, nos recursos orçamentários da União para elaboração de novos projetos, o que prevê a pavimentação da BR-153, entre Passo Fundo…

Acompanhe NOSSO TRABALHO
nas redes sociais

Receba novidades e informações no seu e-mail