Senado aprova projeto que facilita o crédito ao proprietário rural

14/06/2017 - Geral


Projeto permite que produtores rurais usem parte da propriedade como garantia em empréstimos

Senado aprova projeto que facilita o crédito ao proprietário rural

Plenário do Senado aprovou nesta quarta-feira (14) o Projeto de Lei da Câmara (PLC) 212/2015, que autoriza o proprietário de imóvel rural a submeter sua área total ou fração dela ao regime de afetação e instituir a Célula Imobiliária Rural (CIR). Esses procedimentos facilitam a obtenção de crédito porque dão uma garantia aos credores. O texto volta à Câmara devido às emendas que recebeu.

O regime de afetação permite ao produtor rural separar uma parte do seu imóvel para dar como garantia ao pedir um empréstimo. Assim, o produtor não compromete toda a propriedade e separa uma fração que tenha valor equivalente ao da negociação. A mesma separação em frações poderá ser feita para emissão de Cédula Imobiliária Rural (CIR), um título de crédito criado pela proposta e que poderia ser negociado na bolsa de valores.

Estelionato

Ainda de acordo com o PLC 212/2015, fica sujeito a condenação por crime de estelionato o produtor rural que mentir sobre a área do imóvel rural ou suas características, instalações e acessórios lançados como patrimônio de afetação. A mesma punição alcança aquele que omitir, na CIR, que o bem está sujeito a outro ônus ou responsabilidade de qualquer espécie, inclusive de natureza fiscal e ambiental.

Uma das emendas feitas ao texto inclui a obrigação de registrar a CIR em até 90 dias, sob pena de se tornar sem efeito. A outra diz que o proprietário que não emitir a CIR em 90 dias, ficará impedido de afetar patrimônio por um ano. E a última acrescenta a necessidade de adimplência em relação a financiamento e créditos rurais contratados, com juros subsidiados.


Fonte: Agência Senado e Assessoria de Imprensa


Mais notícias:

13 de dez
Em artigo na Zero Hora, senadora faz prestação de contas à sociedade
Em artigo publicado no jornal Zero Hora, nesta quinta-feira (13), a senadora Ana Amélia (Progressistas-RS) fez um balanço do seu primeiro mandato. A parlamentar gaúcha destacou a produção…

Primeira mulher a presidir a Associação do Ministério Público (AMP-RS) é empossada
A nova diretoria executiva da AMP/RS, com mandato até dezembro de 2020, foi empossada nesta quinta-feira (13), em solenidade realizada no final da tarde, no prédio-sede do Ministério Público gaúcho. A promotora de Justiça Martha Beltrame, eleita com 86% dos…

AJE PoA entrega prêmio Jovens Empresários 2018
A senadora Ana Amélia (Progressistas-RS) foi agraciada na noite desta quinta-feira (13) com o prêmio Jovens Empresários 2018. O evento foi organizado pela Associação dos Jovens Empresários de Porto Alegre, no Instituto Ling, e também marcou a posse da nova presidente, Laura Pandolfo, que assumiu…

12 de dez
Pelo segundo ano consecutivo, Ana Amélia é avaliada como a melhor parlamentar do Congresso pelo Ranking dos Políticos
Pelo segundo ano consecutivo, a senadora Ana Amélia (Progressistas-RS) ficou na primeira colocação na avaliação feita pelo site Ranking dos Políticos, entre todos os 594 senadores e deputados. Coordenadores da ferramenta apartidária, criada por empreendedores…

Ana Amélia defende regras para o lobby para reduzir a corrupção
A senadora Ana Amélia (Progressistas-RS) lembrou a passagem, no domingo (9) do Dia Mundial de Combate à Corrupção. Ela destacou que o problema não afeta apenas o Brasil, mas todos os países. Após elogiar a operação Lava Jato, como ação…

Acompanhe NOSSO TRABALHO
nas redes sociais

Receba novidades e informações no seu e-mail