Senado aprova projeto que cria Semana Nacional de Prevenção do Câncer Bucal

09/12/2015 - Saúde


Ana Amélia apresentou o requerimento de urgência para que PLC 86/2014 fosse votado nesta quarta-feira (9)

Senado aprova projeto que cria Semana Nacional de Prevenção do Câncer Bucal

O Plenário do Senado aprovou nesta quarta-feira (9) o Projeto de Lei da Câmara (PLC) 86/2014, que institui a Semana Nacional de Prevenção do Câncer Bucal. A matéria agora segue para sanção presidencial. A senadora Ana Amélia (PP-RS) foi a autora do requerimento de urgência para que a iniciativa fosse votada na sessão desta quarta-feira

Segundo a proposta, de autoria do ex-deputado Dr. Grilo (SD-MG), o evento será celebrado todos os anos na primeira semana de novembro. Entre os objetivos do calendário especial, está o de difundir os avanços técnico-científicos relacionados à doença, estimular ações preventivas e campanhas educativas sobre o tema e promover debates de políticas públicas de atenção integral aos portadores de câncer bucal.

O autor lembra que essa tipificação de câncer encontra-se entre os dez tipos com os mais elevados índices de incidência no país. O principal fator contributivo para a instalação do processo é o avanço da idade. Segundo os pesquisadores, entre 30% a 40% dos casos podem ser evitados com mudanças de hábitos, entre os quais não fumar, ter alimentação balanceada, praticar atividades físicas, controlar o peso e o consumo de álcool e usar proteção solar.

Fonte: Agência Senado e Assessoria de Imprensa


Mais notícias:

24 de mai
Prevenção ao câncer de laringe será debatida em comissão do Senado
A prevenção ao câncer de laringe será debatida na Comissão de Assuntos Sociais do Senado. O requerimento apresentado pelo senador Dalírio Beber (PSDB-SC), com apoio da senadora Ana Amélia (PP-RS), foi aprovado na manhã desta quarta-feira (24). Um dos objetivos do…

17 de mai
Diretora da ANS destaca efetividade da Lei de Quimioterapia Oral
Em sabatina na Comissão de Assuntos Sociais, nesta quarta-feira (15), para recondução ao cargo de diretora da Agência Nacional de Saúde (ANS), Simone Sanches Freire destacou a efetividade da Lei da Quimioterapia Oral (12.880/2013). A iniciativa, de autoria da senadora Ana Amélia (PP-RS),…

Acompanhe NOSSO TRABALHO
nas redes sociais

Receba novidades e informações no seu e-mail