Senado aprova projeto que cria Semana Nacional de Prevenção do Câncer Bucal

09/12/2015 - Saúde


Ana Amélia apresentou o requerimento de urgência para que PLC 86/2014 fosse votado nesta quarta-feira (9)

Senado aprova projeto que cria Semana Nacional de Prevenção do Câncer Bucal

O Plenário do Senado aprovou nesta quarta-feira (9) o Projeto de Lei da Câmara (PLC) 86/2014, que institui a Semana Nacional de Prevenção do Câncer Bucal. A matéria agora segue para sanção presidencial. A senadora Ana Amélia (PP-RS) foi a autora do requerimento de urgência para que a iniciativa fosse votada na sessão desta quarta-feira

Segundo a proposta, de autoria do ex-deputado Dr. Grilo (SD-MG), o evento será celebrado todos os anos na primeira semana de novembro. Entre os objetivos do calendário especial, está o de difundir os avanços técnico-científicos relacionados à doença, estimular ações preventivas e campanhas educativas sobre o tema e promover debates de políticas públicas de atenção integral aos portadores de câncer bucal.

O autor lembra que essa tipificação de câncer encontra-se entre os dez tipos com os mais elevados índices de incidência no país. O principal fator contributivo para a instalação do processo é o avanço da idade. Segundo os pesquisadores, entre 30% a 40% dos casos podem ser evitados com mudanças de hábitos, entre os quais não fumar, ter alimentação balanceada, praticar atividades físicas, controlar o peso e o consumo de álcool e usar proteção solar.

Fonte: Agência Senado e Assessoria de Imprensa


Mais notícias:

6 de jun
Atuação do gabinete foi decisiva para garantir recursos para reforma de centro de tratamento de pacientes com câncer na região Noroeste
O Hospital de Caridade de Ijuí receberá R$ 800 mil para reformas e adequações no Centro de Alta Complexidade em Oncologia (CACON). Os recursos foram viabilizados com apoio da senadora…

Comissão aprova validade nacional para receitas de remédios controlados
As receitas de medicamentos controlados e manipulados poderão ter validade nacional. A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) aprovou, nesta quarta-feira (6), o substitutivo da Câmara dos Deputados (SCD) 4/2018 ao Projeto de Lei do Senado 325/2012, que define validade em todo o território nacional…

30 de mai
Ana Amélia visita um dos maiores centros de pesquisa de medicamentos biológicos do mundo
A convite do Instituto Lado a Lado pela Vida, que representa os interesses dos pacientes de câncer e outras doenças, a senadora Ana Amélia visitou o MedImmune/Astrazeneca, um dos maiores centros de pesquisa de medicamentos biológicos do mundo.…

Acompanhe NOSSO TRABALHO
nas redes sociais

Receba novidades e informações no seu e-mail