Senado aprova financiamento de instituições de interesse público com recursos privados

12/12/2018 - Educação


Parte de projeto da senadora Ana Amélia foi acatado pela relatora

Senado aprova financiamento de instituições de interesse público com recursos privados

O Plenário do Senado aprovou nesta quarta-feira (12) a criação dos chamados fundos patrimoniais de apoio a instituições de interesse público. Aprovado na forma de Projeto de Lei de Conversão (PLV 31/2018), o texto é proveniente da Medida Provisória (MP) 851/2018 e segue para a sanção presidencial.

A MP estabelece um marco regulatório para captação dos recursos privados que constituirão os fundos patrimoniais. O objetivo é que esses fundos sirvam como financiamento de longo prazo para instituições de interesse público, por meio de parcerias, programas e projetos. Poderão participar instituições federais, estaduais, municipais e distritais.

Parte do projeto da senadora Ana Amélia (Progressistas-RS), sobre a criação de fundos patrimoniais em universidades, foi acatado pela relatora da MP, deputada Bruna Furlan (PSDB-SP). A matéria da Ana Amélia, em tramitação na casa desde 2015, previa a possibilidade de doações e que esses recursos fossem utilizados no desenvolvimento de pesquisas. O projeto da parlamentar gaúcha (PLS 16/2015) atualmente tramita na Câmara dos Deputados.

Editada em setembro, a medida permite a criação de fundos patrimoniais e estimula doações privadas para projetos de interesse público nas áreas de educação, ciência, tecnologia, pesquisa e inovação, cultura, saúde, meio ambiente, assistência social e desporto. A relatora incluiu ainda as áreas de segurança pública e de direitos humanos.

Fundos patrimoniais são formados por doações privadas e o montante obtido é investido no mercado financeiro, de modo a gerar uma receita contínua para aplicação em ações


Fonte: Agência Senado e Assessoria de Imprensa


Mais notícias:

11/12/2018
Importação de material biológico humano para pesquisas e ensino é aprovado por comissão do Senado
A Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) aprovou nesta terça-feira (11) o projeto do senador Eduardo Amorim (PSDB-SE) que regula a importação de material biológico humano para fins de pesquisas e de ensino (PLS 484/2013). A proposta…

21/11/2018
Confies homenageia Ana Amélia pelo trabalho em prol da pesquisa e da inovação
Parlamentares, pesquisadores, reitores e membros do Ministério da Educação e da Pasta da Ciência, Tecnologia e Inovação foram homenageados nesta quarta-feira (21), na abertura do 1º congresso do Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e…

Acompanhe NOSSO TRABALHO
nas redes sociais

Receba novidades e informações no seu e-mail