Em audiência agendada pela senadora Ana Amélia (Progressistas-RS) nesta terça-feira (08), o ministro da Saúde, Gilberto Occhi, garantiu prioridade à Santa Casa do Rio Grande entre as instituições que receberão assessoria técnica e a elaboração de um diagnóstico pelo Hospital Albert Einstein. Na manhã desta quarta-feira, mais uma notícia positiva deve vir de Brasília: Occhi, que presidiu a Caixa Econômica Federal, agendou reunião para às 10h, com o prefeito de Rio Grande, Alexandre Lindenmeyer, e a equipe técnica da Santa Casa, para tentar prolongar o financiamento da instituição. A medida poderia aliviar o caixa da para pagar a folha de funcionários.
Com 450 leitos, a Santa Casa do Rio Grande é referência em alta complexidade na região, especialmente em cardiologia, com abrangência de cerca de um milhão de pessoas. Como uma das saídas para enfrentar a atual crise financeira, o ministro sugeriu que seja montado um consórcio com todos os municípios que encaminham pacientes à instituição para que auxiliem financeiramente a Santa Casa.
O ministro também se comprometeu em analisar o pedido da comitiva de um “acelerador linear” para a unidade de Oncologia do hospital. Occhi relatou que em muitos casos foram encaminhados equipamentos similares a hospitais que não tinham estrutura para oferecer esse tipo de serviço e os equipamentos ficaram sem uso. Já ter uma equipe habilitada para esse tipo de atendimento favorece a Santa Casa do Rio Grande.
Também ficou acertada, na reunião de ontem, a visita do secretário de Atenção à Saúde do Ministério, Francisco de Assis, ao município de Rio Grande para ver de perto a situação da Santa Casa.
Fonte: Agência Senado e Assessoria de Imprensa
Acompanhe NOSSO TRABALHO
nas redes sociais
580.116
curtidas
368.718
seguidores
22.621
seguidores