Senadores da Comissão de Relações Exteriores do Senado participaram, na noite desta segunda-feira (21), de encontro com a presença do vice-ministro de Relações Exteriores do Chile, Edgardo Riveros. A agenda foi realizada na Embaixada do Chile e teve como anfitrião o embaixador Jaime Gazmuri. A senadora Ana Amélia (PP-RS) esteve presente.
O principal motivo da visita do vice-ministro ao Brasil foi para participar de seminário para tratar sobre a viabilidade de uma rota ligando o Mato Grosso do Sul ao norte do Chile. A ideia é debatida há quase 15 anos, mas nunca saiu do papel.
Além do debate sobre o tema, será feita uma expedição de ida e volta de empresários e autoridades, totalizando quase 5 mil quilômetros. Esse caminho poderá ser um novo canal de exportação de produtos brasileiros.
O grupo partirá de Campo Grande em direção a Porto Murtinho e segue em direção ao Oceano Pacífico, passando pelo Paraguai e Argentina. Para tirar a iniciativa do papel é preciso superar questões como entraves alfandegários, melhorar as condições das estradas e construir uma ponte binacional sobre o rio Paraguai.
O agronegócio será um dos setores beneficiados com o novo caminho para exportação. Só a destinação de grãos para o exterior poderá atingir 135 milhões de toneladas. O setor de turismo também será contemplado.
Fonte: Agência Senado e Assessoria de Imprensa
Acompanhe NOSSO TRABALHO
nas redes sociais
580.116
curtidas
370.087
seguidores
22.621
seguidores