Rio Grande do Sul e Santa Catarina recebem certificado de zona livre de peste suína clássica

26/05/2015 - Agricultura


Senadora Ana Amélia acompanhou comitiva brasileira que participou da cerimônia na sede da OIE, na França

Rio Grande do Sul e Santa Catarina são zonas livres de peste suína clássica

O Rio Grande do Sul e Santa Catarina foram reconhecidos pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) como zona livre de peste suína clássica. A certificação sanitária é uma das exigências de países compradores de carne suína e derivados. O Rio Grande do Sul é o segundo maior exportador brasileiro de carne suína, atrás apenas de Santa Catarina. Os dois estados representam 68% de toda a carne suína brasileira comercializada no mercado internacional.

— Esse avanço sanitário é extremamente relevante e permitirá ampliar as exportações do país nesse momento de crise econômica — disse a senadora Ana Amélia (PP-RS), após participar na última terça-feira (26) de reunião na sede da OIE em Paris, na França. Na ocasião, o diretor-geral da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), Bernard Vallat, comunicou o reconhecimento também à ministra da Agricultura, Kátia Abreu, aos senadores Antônio Anastasia (PSDB-MG) e Lasier Martins (PDT-RS) e ao deputado federal Valdir Colatto (PMDB-SC), integrantes da comitiva brasileira.

A certificação de zona livre de peste suína clássica pela OIE foi formalizada às outras delegações do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina na última quinta-feira (28). Na cerimônia, o governador do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori, recebeu oficialmente o certificado emitido pelo organismo sanitário internacional. O secretário da Agricultura do Rio Grande do Sul, Ernani Polo, também participou da cerimônia, em Paris

Fonte: Agência Senado e Assessoria de Imprensa


Mais notícias:

14 de ago
CNA apresenta projeto para impulsionar setores estratégicos
Na visita da senadora Ana Amélia (Progressistas-RS) à Confederação Nacional da Agricultura (CNA), nesta terça-feira (14), o presidente João Martins apresentou projetos para incrementar setores estratégicos da pecuária. Entre eles, o plano para tornar o Brasil um exportador de leite em pó. Ele informou que está…

7 de ago
Entidades ligadas à agricultura debatem MP com senadores
Agricultores familiares, filiados à Contag e Fetraece, foram recebidos pelo presidente do Senado, Eunício de Oliveira, nesta terça-feira (07) pedindo cuidado na análise da Medida Provisória (MP) 842/2018. A medida concede rebate para liquidação de operações de crédito rural do Pronaf. A senadora Ana Amélia…

Acompanhe NOSSO TRABALHO
nas redes sociais

Receba novidades e informações no seu e-mail