Rio Grande do Sul e Santa Catarina recebem certificado de zona livre de peste suína clássica

26/05/2015 - Agricultura


Senadora Ana Amélia acompanhou comitiva brasileira que participou da cerimônia na sede da OIE, na França

Rio Grande do Sul e Santa Catarina são zonas livres de peste suína clássica

O Rio Grande do Sul e Santa Catarina foram reconhecidos pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) como zona livre de peste suína clássica. A certificação sanitária é uma das exigências de países compradores de carne suína e derivados. O Rio Grande do Sul é o segundo maior exportador brasileiro de carne suína, atrás apenas de Santa Catarina. Os dois estados representam 68% de toda a carne suína brasileira comercializada no mercado internacional.

— Esse avanço sanitário é extremamente relevante e permitirá ampliar as exportações do país nesse momento de crise econômica — disse a senadora Ana Amélia (PP-RS), após participar na última terça-feira (26) de reunião na sede da OIE em Paris, na França. Na ocasião, o diretor-geral da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), Bernard Vallat, comunicou o reconhecimento também à ministra da Agricultura, Kátia Abreu, aos senadores Antônio Anastasia (PSDB-MG) e Lasier Martins (PDT-RS) e ao deputado federal Valdir Colatto (PMDB-SC), integrantes da comitiva brasileira.

A certificação de zona livre de peste suína clássica pela OIE foi formalizada às outras delegações do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina na última quinta-feira (28). Na cerimônia, o governador do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori, recebeu oficialmente o certificado emitido pelo organismo sanitário internacional. O secretário da Agricultura do Rio Grande do Sul, Ernani Polo, também participou da cerimônia, em Paris

Fonte: Agência Senado e Assessoria de Imprensa


Mais notícias:

24 de jun
Agentes da PRF agradecem atuação da senadora Ana Amélia para atender demandas da categoria
Agentes do Posto de Controle da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Santana do Livramento, na fronteira com o Uruguai, agradeceram o empenho da senadora Ana Amélia (PP-RS) na relatoria do projeto de lei que reajustou o salário…

Produtores do Alegrete e região pedem alteração em MP para usar PIS/ Cofins no abate da dívida do Funrural
No Sindicato Rural do Alegrete, sábado (24), a senadora Ana Amélia (PP-RS) recebeu de produtores da região pedido de alteração na MP 783/2017 para que os créditos do PIS/Cofins possam ser utilizados para abater…

Produtores do Alegrete e região pedem alteração em MP para usar PIS/ Cofins no abate da dívida do Funrural
No Sindicato Rural do Alegrete, sábado (24), a senadora Ana Amélia (PP-RS) recebeu de produtores da região pedido de alteração na MP 783/2017 para que os créditos do PIS/Cofins possam ser utilizados para abater…

23 de jun
Censo Agropecuário 2017 é lançado no Rio Grande do Sul
O Censo Agropecuário 2017 do Instituto Brasileiros de Geografia e Estatística (IBGE) foi lançado no Rio Grande do Sul nesta sexta-feira (23), em evento na Emater/RS-Ascar. Em todo o Brasil, 26 mil profissionais visitarão 5,3 milhões de propriedades rurais, sendo 425 mil no…

Acompanhe NOSSO TRABALHO
nas redes sociais

Receba novidades e informações no seu e-mail