Reunião no Ministério da Agricultura encaminha soluções para demandas da cadeia produtiva da maçã

16/02/2016 - Agricultura


Senadora Ana Amélia acompanhou diretor da ABPM no encontro com a ministra Kátia Abreu

Reunião no Ministério da Agricultura encaminha soluções para demandas da cadeia produtiva da maçã

Soluções importantes a demandas da cadeia produtiva da maçã foram encaminhadas em reunião nesta terça-feira (16), no Ministério da Agricultura, entre o diretor executivo da Associação Brasileira dos Produtores de Maçã (ABPM), Moisés Lopes de Albuquerque, a senadora Ana Amélia (PP-RS), os deputados federais Luis Carlos Heinze (PP-RS) e Valdir Colatto (PMDB-SC), a ministra Kátia Abreu e o secretário do Produtor Rural e Cooperativismo do Mapa, Caio Rocha.

Um dos temas abordados foi a subvenção ao prêmio do seguro agrícola, que no ano passado teve um aporte de R$ 28 milhões. Para esse ano, previu a ministra, haverá um aumento expressivo no volume de recursos a ser destinado.

Além disso, o diretor da ABPM explicou que a recente troca do superintendente do Ministério da Agricultura no Rio Grande do Sul resultou na ausência de profissional para assinar as diárias dos fiscais federais agropecuários, prejudicando o embarque de maçã a ser inspecionada em Vacaria e exportada para mais de 40 países. Kátia Abreu anunciou na hora que um substituto temporário fosse indicado para assinar as diárias até a posse do novo superintendente.

Por último, foi debatida a necessidade de ajustes em relação a exigências feitas pela Índia para a importação de maçã brasileira, consideradas sem embasamento técnico e científico pela cadeia produtiva. Como a Índia representa um mercado importante, a questão precisa ser resolvida entre os dois países. A ministra informou que o tema já está sendo tratado e está próximo de uma solução.

— Foi uma reunião produtiva. Agradecemos mais uma vez à senadora Ana Amélia pelo empenho em defesa do setor e por conseguir a agenda com a ministra — disse o diretor da entidade.

Reunião no Ministério da Agricultura encaminha soluções para demandas da cadeia produtiva da maçã



Fonte: Agência Senado e Assessoria de Imprensa


Mais notícias:

9 de nov
Farsul e Federarroz entregam demandas ao ministro da Agricultura
O presidente da Federarroz, Henrique Dornelles, e o vice-presidente da Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul), Gedeão Ferreira, apresentaram ao ministro da Agricultura, Blairo Maggi, demandas do setor para equiparar os custos de produção no Brasil, aos dos países do Mercosul.…

8 de nov
Senadora garante apoio à demanda dos produtores brasileiros de cebola
A senadora Ana Amélia (Progressistas-RS) vai solicitar o apoio dos ministros da Fazenda, Henrique Meirelles, do Planejamento, Dyogo Oliveira, e da Agricultura, Blairo Maggi, ao pedido da Associação Nacional dos Produtores de Cebola (ANACE) para aumentar de 10% para 35%…

Acompanhe NOSSO TRABALHO
nas redes sociais

Receba novidades e informações no seu e-mail