Resultados das pesquisas sobre a fosfoetanolamina serão apresentados em audiência no Senado

02/03/2016 - Saúde


Senadora Ana Amélia é uma das autoras do requerimento para a realização do debate

Resultados das pesquisas sobre a fosfoetanolamina serão apresentados em audiência no Senado

O Senado realizará nas próximas semanas, em data a ser confirmada, audiência pública envolvendo pesquisadores e representantes do governo para tratar dos resultados obtidos até o momento pelo grupo de trabalho instituído pelo Ministério da Saúde no ano passado. O debate ocorrerá na Comissão de Assuntos Sociais (CAS), por iniciativa da senadora Ana Amélia (PP-RS), e na Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT), por iniciativa do senador Ivo Cassol (PP-RO).

Será a segunda audiência sobre esse tema no Senado. A primeira ocorreu em outubro, antes do início dos estudos, e reuniu pesquisadores e pacientes, que falaram sobre a eficácia do medicamento. Dessa vez, a reunião pretende avaliar o estágio das pesquisas em andamento nas esferas federal e estadual, além das próximas etapas a seguir e os prazos para a produção em escala do medicamento no País.

— A audiência é exatamente para dar uma transparência e satisfação aos pacientes de câncer que aguardam a liberação do medicamento pelos órgãos responsáveis. A pretensão é ver aspectos como o estágio da pesquisa, os tipos de câncer avaliados e a evolução dos pacientes que estão usando a pílula — disse a senadora.

Serão convidados para a audiência o professor e pesquisador aposentado da Universidade de São Paulo (USP) – São Carlos, Gilberto Chierice, o biomédico do Instituto Butantã, Durvanei Augusto Maria, o mestre de bioengenharia pela USP, Renato Meneguelo, o secretário do Ministério da Ciência e Tecnologia, Eduardo Azeredo Costa, o secretário de políticas e programas de pesquisas e desenvolvimento do Ministério da Ciência e Tecnologia, a coordenadora de pesquisa do Instituto Nacional do Câncer (INCA), Marisa Breitenbach e o direto de Autorização e Registro Sanitário da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Renato Alencar Porto.


Fonte: Agência Senado e Assessoria de Imprensa


Mais notícias:

6 de jun
Atuação do gabinete foi decisiva para garantir recursos para reforma de centro de tratamento de pacientes com câncer na região Noroeste
O Hospital de Caridade de Ijuí receberá R$ 800 mil para reformas e adequações no Centro de Alta Complexidade em Oncologia (CACON). Os recursos foram viabilizados com apoio da senadora…

Comissão aprova validade nacional para receitas de remédios controlados
As receitas de medicamentos controlados e manipulados poderão ter validade nacional. A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) aprovou, nesta quarta-feira (6), o substitutivo da Câmara dos Deputados (SCD) 4/2018 ao Projeto de Lei do Senado 325/2012, que define validade em todo o território nacional…

30 de mai
Ana Amélia visita um dos maiores centros de pesquisa de medicamentos biológicos do mundo
A convite do Instituto Lado a Lado pela Vida, que representa os interesses dos pacientes de câncer e outras doenças, a senadora Ana Amélia visitou o MedImmune/Astrazeneca, um dos maiores centros de pesquisa de medicamentos biológicos do mundo.…

Acompanhe NOSSO TRABALHO
nas redes sociais

Receba novidades e informações no seu e-mail