Resultados das pesquisas sobre a fosfoetanolamina serão apresentados em audiência no Senado

02/03/2016 - Saúde


Senadora Ana Amélia é uma das autoras do requerimento para a realização do debate

Resultados das pesquisas sobre a fosfoetanolamina serão apresentados em audiência no Senado

O Senado realizará nas próximas semanas, em data a ser confirmada, audiência pública envolvendo pesquisadores e representantes do governo para tratar dos resultados obtidos até o momento pelo grupo de trabalho instituído pelo Ministério da Saúde no ano passado. O debate ocorrerá na Comissão de Assuntos Sociais (CAS), por iniciativa da senadora Ana Amélia (PP-RS), e na Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT), por iniciativa do senador Ivo Cassol (PP-RO).

Será a segunda audiência sobre esse tema no Senado. A primeira ocorreu em outubro, antes do início dos estudos, e reuniu pesquisadores e pacientes, que falaram sobre a eficácia do medicamento. Dessa vez, a reunião pretende avaliar o estágio das pesquisas em andamento nas esferas federal e estadual, além das próximas etapas a seguir e os prazos para a produção em escala do medicamento no País.

— A audiência é exatamente para dar uma transparência e satisfação aos pacientes de câncer que aguardam a liberação do medicamento pelos órgãos responsáveis. A pretensão é ver aspectos como o estágio da pesquisa, os tipos de câncer avaliados e a evolução dos pacientes que estão usando a pílula — disse a senadora.

Serão convidados para a audiência o professor e pesquisador aposentado da Universidade de São Paulo (USP) – São Carlos, Gilberto Chierice, o biomédico do Instituto Butantã, Durvanei Augusto Maria, o mestre de bioengenharia pela USP, Renato Meneguelo, o secretário do Ministério da Ciência e Tecnologia, Eduardo Azeredo Costa, o secretário de políticas e programas de pesquisas e desenvolvimento do Ministério da Ciência e Tecnologia, a coordenadora de pesquisa do Instituto Nacional do Câncer (INCA), Marisa Breitenbach e o direto de Autorização e Registro Sanitário da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Renato Alencar Porto.


Fonte: Agência Senado e Assessoria de Imprensa


Mais notícias:

18/12/2017
Projeto que agiliza pesquisa clínica avança na Câmara dos Deputados
O projeto que agiliza o processo de pesquisas clínicas no Brasil (PLS 200/2015) começa a tramitar na Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara dos Deputados. A matéria, de autoria da senadora Ana Amélia (Progressistas-RS) em conjunto com os senadores Waldemir Moka…

14/12/2017
Aprovada validade nacional para receitas de medicamentos
O projeto que dá validade nacional às receitas médicas e odontológicas de medicamentos foi aprovado em definitivo pelo Congresso Nacional no último dia 6. A iniciativa passou pela Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados e agora segue para sanção presidencial. A senadora Ana…

Acompanhe NOSSO TRABALHO
nas redes sociais

Receba novidades e informações no seu e-mail