O Senado realizará nas próximas semanas, em data a ser confirmada, audiência pública envolvendo pesquisadores e representantes do governo para tratar dos resultados obtidos até o momento pelo grupo de trabalho instituído pelo Ministério da Saúde no ano passado. O debate ocorrerá na Comissão de Assuntos Sociais (CAS), por iniciativa da senadora Ana Amélia (PP-RS), e na Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT), por iniciativa do senador Ivo Cassol (PP-RO).
Será a segunda audiência sobre esse tema no Senado. A primeira ocorreu em outubro, antes do início dos estudos, e reuniu pesquisadores e pacientes, que falaram sobre a eficácia do medicamento. Dessa vez, a reunião pretende avaliar o estágio das pesquisas em andamento nas esferas federal e estadual, além das próximas etapas a seguir e os prazos para a produção em escala do medicamento no País.
— A audiência é exatamente para dar uma transparência e satisfação aos pacientes de câncer que aguardam a liberação do medicamento pelos órgãos responsáveis. A pretensão é ver aspectos como o estágio da pesquisa, os tipos de câncer avaliados e a evolução dos pacientes que estão usando a pílula — disse a senadora.
Serão convidados para a audiência o professor e pesquisador aposentado da Universidade de São Paulo (USP) – São Carlos, Gilberto Chierice, o biomédico do Instituto Butantã, Durvanei Augusto Maria, o mestre de bioengenharia pela USP, Renato Meneguelo, o secretário do Ministério da Ciência e Tecnologia, Eduardo Azeredo Costa, o secretário de políticas e programas de pesquisas e desenvolvimento do Ministério da Ciência e Tecnologia, a coordenadora de pesquisa do Instituto Nacional do Câncer (INCA), Marisa Breitenbach e o direto de Autorização e Registro Sanitário da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Renato Alencar Porto.
Fonte: Agência Senado e Assessoria de Imprensa
Acompanhe NOSSO TRABALHO
nas redes sociais
580.116
curtidas
360.449
seguidores
22.621
seguidores