Representantes das centrais sindicais são recebidos pela senadora Ana Amélia em Porto Alegre

15/05/2015 - Geral


Encontro ocorreu na tarde desta sexta-feira com lideranças da CUT, Nova Central, CTB, UGT e Intersindical

Representantes das centrais sindicais são recebidos pela senadora Ana Amélia em Porto Alegre

Representantes das centrais sindicais CUT (Central Única dos Trabalhadores), Nova Central, CTB (Central dos Trabalhadores do Brasil), UGT (União Geral dos Trabalhadores) e Intersindical, estiveram reunidos com a senadora Ana Amélia (PP-RS) nesta sexta-feira (15), em Porto Alegre. No encontro, o grupo liderado pelo presidente da CUT-RS, Claudir Nespolo, manifestou contrariedade ao projeto de lei (PL 4330/2004) da Terceirização e às Medidas Provisórias 664 e 665, que afetam direitos dos trabalhadores.

Na reunião, a parlamentar salientou que existe convergência com as centrais em relação à proteção dos atuais terceirizados e quanto ao maior rigor com as empresas contratadas em licitações que precarizam o trabalho. Ana Amélia reafirmou que não votará favoravelmente a iniciativas que retirem direitos dos trabalhadores.Também garantiu que votará pelo fim do fator previdenciário e pela aprovação da emenda aprovada na Câmara dos Deputados, que resgata a fórmula 85/95 para as aposentadorias.

O presidente da CUT-RS falou sobre a precarização que seria regulamentar a terceirização na atividade principal da empresa, sua atividade-fim e ressaltou os casos que a legislação permite a contratação de terceiros. Ele acrescentou que "temos a Súmula 331 do TST que ampara esses casos na atividade meio e de apoio, como nas áreas de segurança e limpeza.

Os representantes das centrais, que pertencem as mais diversas categorias, relataram o impacto negativo que a terceirização tem em suas áreas, como o aumento de acidentes, rebaixamento de salários, precarização do serviço oferecido, assim como nas condições e relações de trabalho.

— Gostei muito do encontro e reiterei que estou disponível ao diálogo permanente com todas as categorias — afirmou Ana Amélia após a reunião.

Também participaram da reunião Aline Vargas, Haroldo Britto, Cicero Pereira da Silva, Mario Pereira, Oniro Camilo, Atos dos Santos Motta, Vitalina Goncalvi, Renata Machado, Pedro Henrique Kraemer e Luiz Fernando Lemos.

Fonte: Assessoria de Imprensa


Mais notícias:

25/01/2019
Em vídeo nas redes sociais, Ana Amélia se despede do Senado
A senadora gaúcha Ana Amélia (Progressistas) divulgou vídeo nesta sexta-feira (25) despedindo-se do mandato no Senado Federal. A partir de março a parlamentar assume a Secretaria Extraordinária de Assuntos Federativos e Internacionais do Rio Grande do Sul. No vídeo, Ana Amélia mostra o…

23/01/2019
Lei que destina recursos a programa de eficiência energética é sancionada
Foi aprovada Lei 13.280/2016, que reserva 20% dos recursos das empresas de energia elétrica destinados à eficiência energética para aplicação no Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel). O programa promove a racionalização do consumo, por meio de…

Acompanhe NOSSO TRABALHO
nas redes sociais

Receba novidades e informações no seu e-mail