Relatório do projeto que agiliza pesquisa clínica é lido na Câmara dos Deputados

18/12/2017 - Saúde


Matéria, de autoria da senadora Ana Amélia, foi aprovada por unanimidade no Senado

Projeto que agiliza pesquisa clínica avança na Câmara dos Deputados

O projeto que agiliza o processo de pesquisas clínicas no Brasil (PLS 200/2015) começa a tramitar na Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara dos Deputados. A matéria, de autoria da senadora Ana Amélia (Progressistas-RS) em conjunto com os senadores Waldemir Moka (PMDB-MS) e Walter Pinheiro (s/partido-BA), desburocratiza o acesso aos protocolos de pesquisas, possibilitando aos pacientes de doenças graves como câncer e Alzheimer a possibilidade de um novo tratamento.

Nesta semana o relator do projeto na Câmara, deputado Afonso Mota (PDT-RS), leu o parecer favorável à proposta na Comissão de Ciência e Tecnologia com oito emendas. O projeto ainda deve passar pelas comissões de Seguridade Social e Família e de Constituição e Justiça. 

Em fevereiro, quando o projeto foi aprovado por unanimidade no Plenário do Senado, Ana Amélia defendeu que acelerar o processo de pesquisas significa maiores chances para os pacientes.

 — Quanto mais pesquisas forem feitas e incentivadas no país, maiores as chances de desenvolvimento de mecanismos eficientes, de remédios eficientes, adaptados à nossa realidade. Não podemos perder por isso nem tempo nem investimentos em saúde — afirmou a senadora.

Fonte: Agência Senado e Assessoria de Imprensa


Mais notícias:

12 de nov
Sancionada lei que garante validade nacional para receitas de remédios controlados
As receitas de medicamentos controlados ou manipulados terão validade por todo o país. É o que estipula a Lei 13.732, de 2018, sancionada pelo presidente da República e publicada nesta no Diário Oficial da União.A nova lei tem origem…

6 de nov
Especialistas defendem testes genéticos para tratamento do câncer no SU
Médicos, pacientes e representantes da sociedade civil defenderam nesta terça-feira (6) o uso de testes genéticos para o diagnóstico e o tratamento de câncer pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Eles participaram de audiência pública da Comissão…

Acompanhe NOSSO TRABALHO
nas redes sociais

Receba novidades e informações no seu e-mail