Relações comerciais entre Brasil e Lituânia são tratadas em reunião durante Assembleia da OIE

25/05/2015 - Agricultura


Senadora Ana Amélia acompanhou a ministra Katia Abreu e outros parlamentares em encontro com a comitiva do país europeu

Relações comerciais entre Brasil e Lituânia são tratadas em reunião durante Assembleia da OIE

A comitiva brasileira que participa da 83ª Sessão Geral da Assembleia Mundial de Delegados da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), em Paris, esteve reunida na manhã desta segunda-feira (25) com a delegação da Lituânia, liderada pela ministra da Agricultura, Virginia Baltraitiene. A presidente da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado, senadora Ana Amélia (PP-RS), participou do encontro.

Os lituanos falaram na reunião sobre sua intenção em exportar pescados e trigo. “Nessas áreas não há problema”, disse Kátia Abreu, argumentando que o Brasil importa trigo e pescados para abastecer o mercado interno. Mas no outro interesse dos lituanos, relativo a laticínios, a ministra alertou que existe dificuldade, pois o setor está enfrentando problemas com aumento da produção no mercado interno e a maior oferta reduziu os preços.

Kátia Abreu afirmou que o Brasil tem interesse em exportar para União Europeia carne bovina de Tocantins, Rondônia e Distrito Federal e carne suína de Santa Catarina. A parceria com a Lituânia é estratégica porque o Brasil que tem interesse em celebrar acordo veterinário e fitossanitário com a União Europeia durante a reunião de Cúpula de 2015. A Lituânia e outros países europeus devem apoiar o pleito brasileiro. A ministra aproveitou para dizer que a esperada assinatura do acordo Mercosul/União Europeia deverá balizar as relações comerciais entre os dois blocos.

A reunião, na sede da OIE, contou também com as presenças dos senadores Antonio Anastasia (PSDB-MG) e Lasier Martins (PDT-RS), e do deputado Valdir Colato (PMDB/SC). 

Fonte: Agência Senado e Assessoria de Imprensa


Mais notícias:

19 de abr
 Agricutura familiar estará no Censo Agropecuário, diz presidente do IBGE
A agricultura familiar não ficará fora do Censo Agropecuário 2017. A informação foi dada pelo presidente do IBGE, Paulo Rabello de Castro. Durante audiência na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária, requerida pela senadora Ana Amélia (PP-RS), o presidente adiantou que serão…

11 de abr
Senado debate realização do Censo Agropecuário na próxima quarta-feira
O Censo Agropecuário 2018 será tema de debate na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) na próxima quarta-feira (19). A audiência pública, requerida pela senadora Ana Amélia (PP-RS), contará com a presença do presidente do IBGE, Paulo Rabello de Castro. Após…

Acompanhe NOSSO TRABALHO
nas redes sociais

Receba novidades e informações no seu e-mail