Relações comerciais entre Brasil e Lituânia são tratadas em reunião durante Assembleia da OIE

25/05/2015 - Agricultura


Senadora Ana Amélia acompanhou a ministra Katia Abreu e outros parlamentares em encontro com a comitiva do país europeu

Relações comerciais entre Brasil e Lituânia são tratadas em reunião durante Assembleia da OIE

A comitiva brasileira que participa da 83ª Sessão Geral da Assembleia Mundial de Delegados da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), em Paris, esteve reunida na manhã desta segunda-feira (25) com a delegação da Lituânia, liderada pela ministra da Agricultura, Virginia Baltraitiene. A presidente da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado, senadora Ana Amélia (PP-RS), participou do encontro.

Os lituanos falaram na reunião sobre sua intenção em exportar pescados e trigo. “Nessas áreas não há problema”, disse Kátia Abreu, argumentando que o Brasil importa trigo e pescados para abastecer o mercado interno. Mas no outro interesse dos lituanos, relativo a laticínios, a ministra alertou que existe dificuldade, pois o setor está enfrentando problemas com aumento da produção no mercado interno e a maior oferta reduziu os preços.

Kátia Abreu afirmou que o Brasil tem interesse em exportar para União Europeia carne bovina de Tocantins, Rondônia e Distrito Federal e carne suína de Santa Catarina. A parceria com a Lituânia é estratégica porque o Brasil que tem interesse em celebrar acordo veterinário e fitossanitário com a União Europeia durante a reunião de Cúpula de 2015. A Lituânia e outros países europeus devem apoiar o pleito brasileiro. A ministra aproveitou para dizer que a esperada assinatura do acordo Mercosul/União Europeia deverá balizar as relações comerciais entre os dois blocos.

A reunião, na sede da OIE, contou também com as presenças dos senadores Antonio Anastasia (PSDB-MG) e Lasier Martins (PDT-RS), e do deputado Valdir Colato (PMDB/SC). 

Fonte: Agência Senado e Assessoria de Imprensa


Mais notícias:

11/12/2018
Senado aprova novo limite para compra de leite de pequenos agricultores
O Plenário aprovou emenda da Câmara dos Deputados ao projeto que estabelece um novo limite de aquisição de leite no âmbito do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) do governo federal (ECD 1/2018). Conforme o texto aprovado, o limite mínimo passa a…

05/12/2018
Aprovada urgência para projeto que garante compra mínima de leite de agricultores familiares
O Plenário vota na próxima terça-feira (11) o projeto que obriga o governo federal a realizar compras mínimas de leite produzido por agricultores familiares. O texto em pauta assegura a aquisição de pelo menos 35 litros por dia. O autor…

Acompanhe NOSSO TRABALHO
nas redes sociais

Receba novidades e informações no seu e-mail