Foi reinstalada nesta terça-feira (1º) a Frente Parlamentar em Defesa dos Municípios Sedes de Usinas Hidroelétricas e Alagados, que será presidida pelo deputado Valdir Colato (PMDB-SC). A senadora Ana Amélia (PP-RS) participou do evento e reafirmou o empenho em relação aos projetos que envolvem o setor e impactam em cerca de 700 municípios, quase 10% deles no Rio Grande do Sul.
O ministro da Pesca e Aquicultura, Helder Barbalho, esteve presente e confirmou parceria com a Associação dos Municípios Sedes de Usinas Hidroelétricas e Alagados (Amusuh), presidida pelo prefeito de Salto do Jacuí, Altenir Rodrigues (Nico), referente à aquicultura nos lagos provenientes de usinas hidroelétricas.
O presidente da Amusuh destacou alguns projetos prioritários para o setor. Entre eles o projeto de lei da Câmara (PLC) 315/2009, de autoria do deputado Chico da Princesa (PR-PR), que aumenta de 45% para 65% o valor da CFURH destinada aos municípios sedes de usinas e alagados, diminuindo de 45% para 25% o repasse aos Estados. A matéria está na Comissão de Constituição e Justiça do Senado, sob a relatoria do senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES).
Entre outras lideranças, participaram o deputado federal Luis Carlos Heinze (PP-RS), o deputado estadual Adolfo Brito (PP) e o prefeito de Canela, Cleo Port, além de outros deputados e dezenas de prefeitos.
Fonte: Agência Senado e Assessoria de Imprensa
Acompanhe NOSSO TRABALHO
nas redes sociais
580.116
curtidas
359.620
seguidores
22.621
seguidores