O programa Em Discussão!, da TV Senado, abordou em uma das suas edições a Psoríase, doença que atinge cerca de cinco milhões de brasileiros. O tema foi tratado em audiência pública da Comissão de Assuntos Sociais (CAS), por iniciativa da senadora Ana Amélia (PP-RS), reunião que serviu de base para o programa.
No encontro, ocorrido no dia 3 de junho, médicos, representantes dos pacientes e do Ministério da Saúde debateram com os senadores formas de melhorar o atendimento aos portadores. A partir do encontro foi definida a formação de um grupo de trabalho para atuar em busca da aprovação célere da inclusão de medicamentos imunobiológicos, mais modernos e eficazes, no rol de remédios distribuídos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para o tratamento da psoríase.
Esse foi o encaminhamento da audiência pública realizada pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS), nesta quarta-feira (3), para discutir a doença e suas implicações. Uma proposta de utilização foi apresentada ao Ministério da Saúde esta semana.
O grupo será integrado por representantes da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias do Sistema Único de Saúde (Conitec), uma das responsáveis pela aprovação dos medicamentos; da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD); e do Hospital das Clínicas de São Paulo, referência de tratamento no país. Representantes dessas entidades expuseram, na reunião, os problemas decorrentes do desconhecimento, das reduzidas opções de tratamentos autorizados pelo SUS e, principalmente, do preconceito que a pessoa com psoríase sofre no país.
Clique nos links abaixo para assistir ao programa exibido na TV Senado:
Parte 1: https://www.youtube.com/watch?v=qq5HIGN2Xzc
Parte 2: https://www.youtube.com/watch?v=8r7YaLQVaYs
Parte 3: https://www.youtube.com/watch?t=72&v=iqOHDU7qKD4
Fonte: Agência Senado e Assessoria de Imprensa
Acompanhe NOSSO TRABALHO
nas redes sociais
580.116
curtidas
369.359
seguidores
22.621
seguidores