Projeto que regulamenta parceria entre produtores rurais e indústria será apreciado com urgência

13/04/2016 - Agricultura


Iniciativa da senadora Ana Amélia deverá ser votada na próxima semana no Plenário do Senado

Projeto que regulamenta parceria entre produtores rurais e indústria será apreciado com urgência

O projeto que regulamenta a parceria entre os produtores rurais e a indústria irá tramitar em regime de urgência no Senado, conforme requerimento aprovado nesta terça-feira (12). A matéria, de autoria da senadora Ana Amélia (PP-RS), já havia sido aprovada por unanimidade no Senado e encaminhada para a Câmara dos Deputados, onde foi alterada na forma de substitutivo.

O texto aprovado (SCD 2/2016) tem o objetivo de criar um padrão contratual para sanar divergências nos litígios que se referem a fornecimento de insumos, valores devidos, responsabilidades em caso de problema na atividade ou prazos, entre outros.

A proposta foi amplamente debatida com representantes de todos os setores envolvidos. Para a senadora, a urgência na votação se justifica pela necessidade de segurança jurídica.

— Na economia brasileira, a suinocultura, a avicultura, laticínios e setor de tabaco funcionam muito bem com esse sistema de integrados, só que havia um vazio legal. Não havia nenhuma regulamentação para estabelecer direitos e deveres dessas relações. E o substitutivo da Câmara foi amplamente negociado com todos os segmentos­ — disse.

Ana Amélia destacou ainda que o estabelecimento de um marco legal é prioridade também para as cadeias produtivas.

— Na hora que nós estamos registrando um nível de desemprego elevado e inflação, esse setor tem contribuído muito com as exportações gerando divisas, aproveitando um câmbio favorável nas vendas externas — afirmou.

A análise de forma urgente do projeto faz com que não haja a necessidade de passar novamente pelas comissões do Senado, indo à votação direto no Plenário, o que deverá ocorrer entre os dias 19 e 20 de abril. Depois disso, seguirá para sanção presidencial.


Fonte: Agência Senado e Assessoria de Imprensa


Mais notícias:

11/12/2018
Senado aprova novo limite para compra de leite de pequenos agricultores
O Plenário aprovou emenda da Câmara dos Deputados ao projeto que estabelece um novo limite de aquisição de leite no âmbito do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) do governo federal (ECD 1/2018). Conforme o texto aprovado, o limite mínimo passa a…

05/12/2018
Aprovada urgência para projeto que garante compra mínima de leite de agricultores familiares
O Plenário vota na próxima terça-feira (11) o projeto que obriga o governo federal a realizar compras mínimas de leite produzido por agricultores familiares. O texto em pauta assegura a aquisição de pelo menos 35 litros por dia. O autor…

Acompanhe NOSSO TRABALHO
nas redes sociais

Receba novidades e informações no seu e-mail