Projeto que agiliza pesquisas clínicas no Brasil tem quase 90% de aprovação dos internautas

23/10/2015 - Saúde


Senadora é uma das autoras do PLS 200/2015, considerado também medida urgente por 40% das pessoas que votaram no site Vote na Web

Projeto que agiliza pesquisas clínicas no Brasil tem quase 90% de aprovação dos internautas

Neste Outubro Rosa, o Instituto Oncoguia e o portal Vote na Web estão pedindo a opinião dos internautas em relação a projetos que envolvem o câncer. Um deles é de autoria da senadora Ana Amélia (PP-RS), em conjunto com os senadores Waldemir Moka (PMDB-MS) e Walter Pinheiro (PT-BA), o PLS 200/2015, que desburocratiza as pesquisas clínicas com novos medicamentos no Brasil, importante para o futuro do tratamento médico no país. O projeto, até o momento, conta com quase 90% de aprovação e 40% dos internautas considera uma medida urgente.

A iniciativa consiste em um novo marco regulatório às pesquisas clínicas, com objetivo de agilizar seus registros para a liberação de testes com novos medicamentos. A proposta pretende retirar o Brasil da incômoda posição de um dos países mais atrasados na aprovação de protocolos de pesquisas. Aqui, a demora é de pelo menos um ano, podendo chegar a 15 meses, enquanto em outros países varia de um mês a no máximo seis meses.

A dificuldade de acesso às pesquisas clínicas com novos medicamentos foi apresentada à senadora Ana Amélia pelo paciente, Afonso Haas, que luta contra o câncer de pulmão na cidade de Ijuí (RS). A situação motivou a realização de audiência pública reunindo instituições que tratam do tema e a posterior apresentação do projeto, que já foi aprovado Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado.

Para opinar e apoiar o projeto, basta acessar o site http://www.votenaweb.com.br/projetos/pls-200-2015


Fonte: Agência Senado e Assessoria de Imprensa


Mais notícias:

14 de dez
Aprovada validade nacional para receitas de medicamentos
O projeto que dá validade nacional às receitas médicas e odontológicas de medicamentos foi aprovado em definitivo pelo Congresso Nacional no último dia 6. A iniciativa passou pela Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados e agora segue para sanção presidencial. A senadora Ana…

13 de dez
Senado aprova regulamentação da profissão de esteticista
O Senado aprovou nesta quarta-feira (13) a proposta que regulamenta a profissão de esteticista, dividida em estetacosmetólogo, com nível superior, e o técnico em estética. A regulamentação foi aprovada na forma de substitutivo ao Projeto de Lei da Câmara (PLC) 77/2016, que, após votação em turno…

Acompanhe NOSSO TRABALHO
nas redes sociais

Receba novidades e informações no seu e-mail