Neste Outubro Rosa, o Instituto Oncoguia e o portal Vote na Web estão pedindo a opinião dos internautas em relação a projetos que envolvem o câncer. Um deles é de autoria da senadora Ana Amélia (PP-RS), em conjunto com os senadores Waldemir Moka (PMDB-MS) e Walter Pinheiro (PT-BA), o PLS 200/2015, que desburocratiza as pesquisas clínicas com novos medicamentos no Brasil, importante para o futuro do tratamento médico no país. O projeto, até o momento, conta com quase 90% de aprovação e 40% dos internautas considera uma medida urgente.
A iniciativa consiste em um novo marco regulatório às pesquisas clínicas, com objetivo de agilizar seus registros para a liberação de testes com novos medicamentos. A proposta pretende retirar o Brasil da incômoda posição de um dos países mais atrasados na aprovação de protocolos de pesquisas. Aqui, a demora é de pelo menos um ano, podendo chegar a 15 meses, enquanto em outros países varia de um mês a no máximo seis meses.
A dificuldade de acesso às pesquisas clínicas com novos medicamentos foi apresentada à senadora Ana Amélia pelo paciente, Afonso Haas, que luta contra o câncer de pulmão na cidade de Ijuí (RS). A situação motivou a realização de audiência pública reunindo instituições que tratam do tema e a posterior apresentação do projeto, que já foi aprovado Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado.
Para opinar e apoiar o projeto, basta acessar o site http://www.votenaweb.com.br/projetos/pls-200-2015
Fonte: Agência Senado e Assessoria de Imprensa
Acompanhe NOSSO TRABALHO
nas redes sociais
580.116
curtidas
369.220
seguidores
22.621
seguidores